quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Educadores abraçam pré-campanha do professor Joatan Freitas


Um grupo de professores, estudantes, pesquisadores, intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento e personalidades da educação, junto com algumas referências comunitárias, reuniu-se no último domingo (09/02) para conversar sobre “O papel político da educação no momento atual”, destacando os desafios da educação nos difíceis tempos políticos em que vive o Brasil.

Grupo de educadores e lutadores sociais ligados à educação
O grupo compreende que é necessário mobilizar as forças progressistas da sociedade para a defesa da educação, com bases na racionalidade e civilidade, buscando níveis aceitáveis de cidadania e convívio humano-social. Daí a necessidade de pensar e adotar uma postura política coerente com a defesa de uma educação de qualidade, dialógica, plural e democrática. Nesse sentido, esse movimento debate e apresenta alternativas eleitorais compromissadas e engajadas nas lutas populares por uma concepção de educação emancipatória.

Nesse encontro, os educadores e lutadores sociais presentes resolveram apresentar o nome do professor Joatan Freitas como pré-candidato a Vereador de Fortaleza nas próximas eleições. A pré-candidatura emerge das lutas sociais e do meio educacional compromissada principalmente com o tripé Educação, Cultura e Juventude. E terá no direito à cidade, principalmente, para as juventudes das periferias e na autoafirmação das comunidades, as bases para um programa de ação que acolherá os direitos humanos, a diversidade e as lutas do povo como nortes de um possível mandato coletivo, criativo e colaborativo.

Professor Ricardo George fala sobre o papel político da educação
Professor Joatan Freitas é um militante histórico de resistência à ditadura militar, dedicando sua vida às lutas culturais, estudantis e comunitárias. Desde jovem atuou no movimento católico das comunidades eclesiais de base e na pastoral de juventude do meio popular através do Grupo Libertação na comunidade do Conjunto Ceará, e atualmente, continua seu engajamento nos encontros de casais na Granja Lisboa; É um ativista do movimento estudantil secundarista e universitário, além de atuante no movimento cultural desde o FEIRARTE na década de 80, sendo também fundador do movimento Hip Hop no Ceará na década de 90. 

Atualmente, Joatan Freitas participa do Coletivo Território Criativo, da Rede de Economia Criativa do Estado do Ceará (e-Criativa) e assessora as atividades do Fórum Cearense de Hip Hop. Compromissado com o movimento comunitário, integra o Movimento Dias de Luta e o S.O.S. Conjunto Ceará. Cursa Doutorado em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e é professor da rede estadual de ensino, participando tanto do movimento estudantil universitário quanto do movimento sindical docente.

Prof. Joatan Freitas e Dalva Santos (esposa).
Dessa forma, o professor Joatan Freitas apresenta uma coerente história de vida que demonstra compromisso com o social ao longo de toda a sua existência. Essa trajetória de lutas é que mobiliza os educadores para a pré-campanha do professor Joatan Freitas como uma alternativa imprescindível para enfrentar os desafios dos dias atuais.

A administradora e feminista Ana Cristina, Joyce, Rosa e Marcos Rodrigues, membros da LP-2
“Há homens (e mulheres) que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis” (Bertolt Brecht).


Nenhum comentário: