terça-feira, 17 de julho de 2012

CPI investiga exploração sexual de crianças e adolescentes em Fortaleza (CE)


Na tarde desta segunda-feira (9), os integrantes da CPI realizaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará para apurar as denúncias de turismo e exploração sexual em Fortaleza (CE). Pela manhã, os membros do colegiado promoveram diligências no Fórum Clovis Bevilacqua, na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente e na Perícia Forense do estado.

Durante o debate na Assembleia Legislativa, a presidenta da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), recebeu um relatório da comissão local com uma série de estudos sobre os projetos regionais de enfrentamento à prática, como o “Quem cala, consente” – campanha que discute a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes, os problemas e os objetivos alcançados.

Erika parabenizou o trabalho realizado pela comissão e pela delegacia especializada neste tipo de crime, mas ressaltou que é necessário disponibilizar verbas e mobilizar mais entidades para contribuir com este trabalho.

“É difícil uma delegacia conseguir atender a demanda de 184 municípios, mas os esforços são válidos. Vejo uma equipe comprometida com o trabalho em prol das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a deputada.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a capital cearense ocupa o 3º lugar no ranking das capitais que registraram o maior número de denúncias entre os anos de 2005 e 2010.

Prorrogação

Na noite da última quarta-feira, o plenário da Câmara aprovou a prorrogação, por sessenta dias, do prazo de funcionamento da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instalada em abril.

Observação: A Coordenadoria Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará - COPDH/CE foi representada pelo Assessor de Política para Crianças e Adolescentes, Joatan Freitas, que destacou a implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto juvenil no Território Brasileiro - PAIR, em 20 municípios do Ceará, dentro de uma parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República - SDH-PR.

Fonte: 
http://www.erikakokay.com.br/portal/artigo/ver/id/2498/nome/CPI_investiga_exploracao_sexual_de_criancas_e_adolescentes_em_Fortaleza_CE

Nenhum comentário: