terça-feira, 31 de julho de 2012

DEFESA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Debate sobre criança e adolescente encerra projeto Defesa Social e Direitos Humanos


No último sábado, 28/07, aconteceu, no auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o encontro final do projeto "Defesa Social e Direitos Humanos", sobre o tema  "A Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. A ação é fruto de parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará (COPDH),  a Coordenadoria de Defesa Social da SSPDS (CODS) e a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH-FOR), através do programa Raízes da Cidadania.
O objetivo do projeto, que ocorreu sempre nos últimos sábados dos meses de janeiro a julho de 2012, foi, apesar da entrada franca e aberta a todos os públicos, fortalecer a formação dos conselheiros dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) acerca de políticas públicas transversais relacionadas aos direitos humanos.

No foram período foram debatidos temas como: Políticas Públicas de Direitos Humanos, Diversidade Sexual, Mulheres, Pessoas com Deficiência, Igualdade Racial, Idosos e, por último, Crianças e Adolescentes.
Os trabalhos do último sábado foram facilitados pelo Capitão PM Bernardo Aguiar, Orientador da Célula de Suporte a Defesa Social da Coordenadoria de Defesa Social – CODS/SSPDS. Debateram a temática Joatan Freitas, Assessor da COPDH para Crianças e Adolescentes, e Stella Maris, Assessora da SDH/FOR para o programa Raízes da Cidadania.

Joatan Freitas comentou sobre as políticas públicas do Governo do Estado voltadas ao tema da infância, como o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil – PAIR, o apoio à Caravana contra o Trabalho Infantil, a participação na IX Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Projeto de Educação em Direitos Humanos, o Centro de Referência em Direitos Humanos, o I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos e os preparativos da ampla campanha estadual que levará às escolas estaduais o tema dos direitos humanos, a partir da Cartilha Direitos Humanos, do cartunista Ziraldo, recentemente reproduzida pela COPDH.

Foto: De pé, de costas, Capitão PM Aguiar; sentados, à direita, Joatan Freitas (COPDH) e Stella Maris (SDH/FOR).
Fonte: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/07/debate-sobre-crianca-e-adolescente.html

Nenhum comentário: