segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O xadrez da reforma do Polo de Lazer do Conjunto Ceará


Tem mais gente contando a história da reforma do Polo de Lazer


Em meados de 2017 o Governo do Estado anuncia uma reforma do Polo de Lazer, um projeto generalista que faz uso de equipamentos padrões da gestão, como um “cachorródromo” e academias de ginástica, e que foi concebido sem diálogo com seus usuários.

Os grupos que hoje ocupam o Polo procuram a Taramela em busca de materializar através de um desenho seus anseios perante a proposta de reforma que o Estado queria para o local. Apesar de um curto espaço de tempo para a elaboração do projeto, cerca de um mês, foram realizadas discussões com diferentes usuários, artistas, skatistas, comerciantes, taxistas e representantes de moradores. Foram realizadas pelo menos três oficinas para tentar incluir a população o máximo possível na concepção do que seria um contraprojeto, já que o principal era captar as necessidades da população que não estavam contempladas no desenho dos arquitetos do governo. 

Após a consolidação de uma proposta aprovada pelos grupos da sociedade organizada, conseguiu-se que o contraprojeto fosse levado para a discussão na Casa Civil. Os representantes do poder público receberam as maquetes eletrônicas com surpresa e durante três exaustivas reuniões as duas propostas eram defendidas pelos diferentes interesses. Os moradores tomaram a frente nas negociações, estando os técnicos da Taramela preparados para rebater argumentos sobre viabilidade construtiva e vantagens ou desvantagens econômicas e de sustentabilidade socioambiental dos projetos. As demandas dos moradores eram respondidas com ameaças de não realização das obras por causa das reivindicações e a reforma era posta pelo poder público como uma bondade que o Governador queria fazer para o bairro. 

Ao fim do último encontro, em setembro de 2017, sem garantias concretas, foi dito que os pedidos da população seriam atendidos e se iniciaria o processo de licitação das obras. Em 12 de junho de 2018, ano eleitoral, é realizado um grande evento com a presença do governador para a inauguração da reforma do Polo de Lazer. As imagens do projeto foram mostradas de relance em um grande painel, foi informado que todas as demandas populares tinham sido contempladas, mas sem reconhecer o processo de discussão e sem apresentar o projeto em detalhes. A obra da reforma demorou a começar efetivamente e até novembro de 2018 nada foi entregue, ainda caminhando em ritmo lento.

Trecho retirado do artigo acadêmico: 

“Assessoria e Assistência Técnica pelo direito à moradia e à cidade: A contribuição da Taramela para a consolidação de um campo de atuação profissional em Fortaleza, Ceará”, apresentado no XVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XVIII ENAPUR) em Natal, Rio Grande do Norte, 2019.

AUTORES:

Lucas Golignac Lessa - Universidade Federal do Ceará (UFC).

Natália Maria Moura Medeiros - Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marcela Monteiro dos Santos - Universidade Federal do Ceará (UFC).



  

2 comentários:

Unknown disse...

Eu Já falei que enquanto o polo for uma Kracolândia essa reforma não sai, é muito interesse em jogo Meus Amigos, passe pelo menos 10 minutos naqueles quiosques do polo observando à movimentação e depois me digam se não é verdade...

Joatan Freitas disse...

A reforma do Polo de Lazer do Conjunto Ceará deve ser apenas uma das medidas que o poder público poderia fazer para possibilitar novas relações sociais no bairro, capaz de socializar os jovens com lazer e cultura. Entretanto, a comunidade sabe que nada vem sem esforço coletivo dos moradores. A luta é árdua e para os corajosos conscientes, e não para anônimos descomprometidos com o bem comum.