sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PESQUISA DATAFOLHA - ELEIÇÕES 2012

Datafolha – Moroni, 25%, Roberto Cláudio, 16%, Elmano, 15%, Heitor, 10% e Inácio, 7%

“A primeira pesquisa O POVO / Datafolha após o início do Horário Eleitoral mostra que os candidatos com apoio das máquinas administrativas ultrapassaram os competidores que vinham na faixa intermediária e aparecem agora embolados na briga pela segunda colocação. Somados, Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT) ocupam mais da metade do tempo dos candidatos no rádio e na televisão. Moroni Torgan (DEM) mantém a liderança, embora com ligeira oscilação negativa.
A queda mais acentuada foi do candidato do PCdoB, Inácio Arruda. Seu percentual caiu pela metade e é hoje de 7%. Os demais candidatos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro. No quesito rejeição, Moroni já liderava e subiu ainda mais. Aparece agora com 30%. Inácio tem 19% e Elmano, 18%. Roberto Cláudio tem 12%, mesmo índice de Gonzaga (PSTU).
A pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada em 29 e 30 de agosto, quarta-feira e ontem – depois, portanto, da realização das consultas de Vox Populi e Ibope. Foram ouvidos 827 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitor om o número CE-00020/2012.

Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/datafolha-moroni-25-roberto-claudio-16-elmano-15-heitor-10-e-inacio-7/

PESQUISA IBOPE - ELEIÇÕES FORTALEZA 2012

A pesquisa Ibope/Verdes Mares confirmou na noite desta quinta-feira (30) a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgan, na disputa à Prefeitura de Fortaleza. Moroni aparece com 24% das intenções de voto, mas caiu em relação às últimas duas pesquisas. A pesquisa também confirmou o crescimento dos candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), em relação aos últimos números do Ibope. Confira os índices:

- Moroni Torgan (DEM) – 32% / 31% / 24%
- Roberto Cláudio (PSB) – 8% / 8% / 16%
- Elmano de Freitas (PT) – 4% / 6% / 14%

- Heitor Ferrer (PDT) – 11% / 12% / 12%
- Inácio Arruda (PC do B) – 15% / 13% / 10%

- Renato Roseno (PSOL) – 10% / 8% / 7%
- Marcos Cals (PSDB) – 6% / 6% / 5%

- Francisco Gonzaga (PSTU) – 1% / 1% / 1%
- Valdeci Cunha (PRTB) – 1% / 0% / 0%
- André Ramos (PPL) – 0% / 0% / 0%

- Brancos e Nulos – 6% / 10% / 6%
- Não sabem, não responderam – 6% / 5% / 5%

Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/ibope-confirma-crescimento-de-roberto-claudio-e-elmano/

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pesquisa Vox Populi - Eleições 2012

Candidatos a prefeitura de Fortaleza

André Ramos - 1%
Elmano de Freitas - 13%
Francisco Gonzaga - Não pontuou
Heitor Férrer - 9%
Inácio Arruda - 9%
Marcos Cals - 3%
Moroni Torgan - 26%
Renato Roseno - 7%
Roberto Cláudio - 12%
Valdeci CunhaNão pontuou

Branco ou nulo - 5%
Não sabe ou não respondeu - 15%
A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa Vox Populi foi realizada nos dias 25 e 27 de agosto e ouviu 1000 eleitores.

Pesquisa Eleições em Fortaleza 2012 - Vox Populi


Na primeira pesquisa do Vox Populi, o candidato do DEM à Prefeitura de Fortaleza, Moroni Torgan, aparece na liderança, na consulta estimulada, seguido dos dois candidatos ligados às máquinas governamentais. Moroni obteve 26% das intenções de voto, enquanto Elmano de Freitas (PT) teve 13% e Roberto Cláudio (PSB), 12%. A pesquisa foi encomendada pela Band e divulgada na noite de ontem pela TV Jangadeiro.

A segunda vaga no segundo turno ainda está sendo disputada por outros dois candidatos, conforme a pesquisa. Heitor Férrer (PDT) e Inácio Arruda pontuaram com 9% das intenções de voto. Devido à margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro candidatos estariam empatados tecnicamente.

Em seguida, a pesquisa aponta Renato Roseno (Psol) com 7%, Marcos Cals (PSDB) com 3%, e André Ramos (PPL) com 1%. Valdeci Cunha (PRTB) e Francisco Gonzaga (PSTU) não pontuaram. Dos 1000 eleitores ouvidos entre os dias 25 e 27 de agosto, 5% afirmaram que votarão branco ou nulo ou nenhum dos candidatos, enquanto 15% permanece indeciso.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BILL CLINTON NO CEARÁ

Bill Clinton ministra palestra na Unifor

bill-clinton-
A Universidade de Fortaleza trouxe Bill Clinton pela primeira vez a Fortaleza neste dia 27 de agosto (segunda-feira). O presidente americano ministrou a palestra Embracing our Common Humanity – Sustentabilidade e Desenvolvimento Global, às 9h, no campus da Unifor. O evento, restrito a convidados, marcou o lançamento do programa de Educação Corporativa Unifor.


Sustentabilidade e Desenvolvimento Global

O tema da palestra, Sustentabilidade e Desenvolvimento Global, converge com o legado de Bill Clinton, voltado para a sustentabilidade, o desenvolvimento, a preservação ambiental, a implementação de políticas socioeconômicas justas e a responsabilidade social.

O presidente, eleito em 1992 e reeleito em 1996, após sair da Casa Branca, criou a Fundação William J. Clinton, que tem a missão de melhorar a saúde global, fortalecer economias e proteger o meio ambiente. Para atingir seus objetivos, a Fundação forma parcerias entre governos, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil em geral e conta com funcionários e voluntários em vários países.

A Clinton Health Access Iniciative, incorporada às ações da Fundação Clinton, por exemplo, ajuda mais de quatro milhões de portadores do vírus HIV a terem acesso a medicamentos. Outras iniciativas, como a Clinton Climate Initiative, a Clinton Development Initiative e a Clinton Giustra Sustainable Growth Initiative, são voltadas a orientar empresas do mundo todo acerca das mudanças climáticas e do desenvolvimento econômico sustentável na África e na América Latina.

Programa de Educação Corporativa

O novo projeto da Unifor, cujo lançamento foi marcado pela palestra de Bill Clinton, é voltado para a capacitação de executivos e empresários de grandes empresas, com cursos de curta duração ou de especialização. Segundo a reitora Fátima Veras, o programa irá permitir ricas atualizações para o mundo empresarial e tem como uma de suas metas trazer para a Unifor nomes de destaque no cenário nacional e internacional. “Bill Clinton é considerado ‘top ten’ em sua área de abordagem”, acrescenta.

Com este projeto, a Unifor promoverá, também, cursos de curta duração ou especialização para o mundo corporativo e para a comunidade. A reitora enfatizou, ainda, que, graças a iniciativas dessa natureza, a Universidade se consolida, ainda mais, como uma instituição de ensino superior que promove e acolhe o estudo e a discussão de temáticas de impacto global.

Fonte: http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3948:bill-clinton-ministra-palestra-na-unifor&catid=211:noticias-capa

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CONVITE CAMINHADA

O Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher (CEPAM) e do Instituto Maria da Penha (IMP), realiza a Caminhada em comemoração ao 6º Aniversário da Lei Maria da Penha.

O evento acontece no próximo dia 26, a partir das 8h, na avenida Beira-Mar. A concentração será em frente ao Náutico e a chegada na Praça dos Estressados.

A Lei Maria da Penha, nº 11.340, foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.


SERVIÇO

Data: 26.08.12 (domingo)
Horário: 8:00 - 10:00
Local: Avenida Beira Mar
Concentração: Em frente ao Náutico
Chegada: Praça dos Estressados

PARTICIPE !!!!!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

COPDH participa de reunião da Rede Fortaleza

Nesta terça-feira (21), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará, representada por Joatan Freitas, Assessor de Política para Crianças e Adolescentes, participou de reunião ordinária da Rede de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes Relacionada ao Uso de Drogas que integra várias entidades da sociedade civil e órgãos públicos.

A Rede de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente relacionada ao uso de Álcool e outras Drogas de Fortaleza – Rede Fortaleza - é um fórum de discussão permanente entre o poder público e a sociedade civil que tem como missão atuar de forma articulada e sistemática, propondo e monitorando políticas públicas voltadas para a questão do uso e abuso de drogas. 

A pauta da reunião considerou os informes gerais, a formação de comissões para discutir o Conselho Municipal Antidrogas - COMAD-FOR , a minuta de formalização da Rede junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, visitas institucionais aos parceiros, a Pastoral da Sobriedade, o centro de referencia e o "Crack, é possível vencer."

Na ocasião, Joatan Freitas, falou sobre alguns projetos do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH-PR, através da COPDH/CE, como o Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil - PAIR, o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Projeto de Educação em Direitos Humanos.

Fotos: Joatan Freitas 

TASSO E LUIZIANNE

Por: Guálter George

A prefeita Luizianne Lins almoça nesse momento no Paço Municipal com o ex-senador Tasso Jereissati. A reunião foi acertada quando os dois conversaram ao participar do casamento do filho do dono da Marquise, José Carlos Ponte, em Guaramiranga, dois sábados atrás. Oficialmente, o pretexto é a apresentação, por Tasso, do projeto de expansão do Iguatemi.

O clima entre os dois, que no passado foi de muita turbulência, troca de críticas e confrontos políticos, há algum tempo que parece viver um novo momento. Mais tranquilo. Na segunda quinzena de abril, por exemplo, Tasso e Luizianne sentaram-se lado a lado no Teatro José de Alencar quando do evento organizado pela TV Jangadeiro para marcar sua volta à Rede Bandeirantes de Televisão. Em clima de bons amigos, conversando animadamente.

O almoço de hoje poderia ter acontecido sexta-feira passada, mas terminou adiado por incompatibilidade de agendas. Apesar do esforço, de parte a parte, de dar ao encontro caráter puramente empresarial ou meramente administrativo, é muito difícil que a petista e o tucano não dediquem uma parte do tempo de conversa para o cenário político.
O encontro, impensável quando se projetava a campanha eleitoral de Fortaleza no seu início, já consta entre os fatos mais surpreendentes da política de 2012. Fica a dúvida, que apenas o tempo permitirá uma resposta: será um evento isolado ou haverá desdobramentos?

Vale destacar que desde quando Ciro Gomes deixou o Paço Municipal para assumir o governo do Estado, muito tempo atrás, que Tasso Jereissati lá não pisava. E a responsável pela proeza de levá-lo de volta ao histórico local viria a ser, exatamente, uma das suas adversárias mais implacáveis. Coisas da política.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

KASPAROV NO XADREZ RUSSO

Enxadrista Kasparov é acusado de morder policial na Rússia

Oposicionista negou a acusação. Ele foi detido ao protestar em apoio às integrantes da banda Pussy Riot.

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov foi preso durante julgamento da banda Pussy Riot (Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters)
A polícia da Rússia interrogou nesta segunda-feira (20) o opositor Garry Kasparov, acusado de ter mordido um membro das forças de segurança durante uma manifestação de apoio às jovens integrantes do grupo musical Pussy Riot, algo que o ex-campeão mundial de xadrez nega.

"O Comitê de Investigação russo deve decidir se abre uma investigação criminal contra mim", declarou o enxadrista em um comunicado em seu site.

Kasparov foi detido na sexta-feira em Moscou, junto com outros defensores das Pussy Riot, como o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, em uma manifestação de apoio às três integrantes do grupo condenadas a dois anos de prisão por terem cantado uma "oração punk" de protesto contra o atual presidente russo Vladimir Putin em uma catedral de Moscou em fevereiro.

"Em muitos vídeos que circulam na internet pode-se ver que os policiais me prendem no momento em que falava com jornalistas, e depois me batem", declarou Kasparov.

Seminário Anistia 33 anos


TRABALHO SEGURO NO CASTELÃO

Nesta sexta-feira (17) na Arena Castelão, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) promoveram um Ato Público pelo Trabalho Seguro nas Indústrias da Construção com o objetivo de conscientizar os operários que trabalham no canteiro de obras do estádio do Castelão.

O Governador Cid Gomes, assinou decreto que torna obrigatória "a inclusão de cláusula de exigência de capacitação dos trabalhadores em saúde e segurança do trabalho nas licitações e contratos administrativos da administração estadual."

Na ocasião, Renilda Cavalcanti, do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (SINICON/CE), e Raimundo Nonato Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias na Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de terraplanagem em geral no Estado do Ceará (Sintepav/CE), assinaram o convênio que prevê a capacitação de trabalhadores na área de segurança e saúde.

O evento contou com o show do humorista Lailtinho Brega e a apresentação do cantor Raimundo Fagner, acompanhado no violão por Cainã Cavalcante, que além do Hino Nacional, cantou "Borbulhas de Amor" e no "Ceará é Assim".

Também o jogador Careca, atleta da seleção brasileira de futebol nas copas de 1986 e 1990 - e campeão brasileiro pelo time do Guarani – falou aos trabalhadores.


A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos esteve presente ao evento representada por Joatan Freitas, Assessor de Política para Crianças e Adolescentes.

Fotos: Joatan Freitas 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Programação da Caravana da Anistia no Ceará

A Caravana da Anistia no Ceará segue sua programação até o final do mês de agosto tendo em vista o aniversário de 33 anos da Anistia no Brasil. 

O Evento Nacional é de realização da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e, no Estado, uma parceria entre a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH/CE), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, as Secretaria Estaduais da Justiça, da Cultura e do Trabalho, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza, a UNIFOR, a UFC, a Associação 64/68 - Anistia, o Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, o Instituto Frei Tito, os Aparecidos Políticos, dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Programação:

17 de Agosto às 19h 
Lançamento Livro Memórias de Gregório Bezerra na Assembleia Legislativa do Ceará.

24 de Agosto às 10h
Lançamento do livro Relatos de 68 na SEJUS.

28 de Agosto às 19h
Documentário “Damas da Liberdade” na Casa Amarela (Presença das Diretoras) da Professora da UFC, Célia Gurgel.

29 de Agosto - 09h às 18h
Seminário – Apresentação de Trabalhos Acadêmicos sobre a Ditadura,
Auditório Batista Neto – Ciências Sociais – UFC.

JORNALISMO E DIREITOS INFANTIS

O Grupo da Relação Infância, Mídia e Juventudes (GRIM) da UFC receberá na quinta-feira (16), das 14h às 18h, a pesquisadora Lidia Marôpo, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), no Seminário "Direitos infantis e jornalismo: da representação noticiosa às crianças como audiência em Portugal e no Brasil".
O evento será na sala de audiovisual A do Curso de Comunicação Social (Avenida da Universidade, 2767 – Benfica), sendo aberto ao público.

Cursando o pós-doutorado no Centro de Investigação Mídia e Jornalismo da UNL, a convidada participa por quatro semanas de um intercâmbio na UFC, onde realiza trabalho de campo. Professora na Universidade Autônoma de Lisboa, Marôpo é doutora e mestre em Ciências da Comunicação e dedica-se ao estudo do tema e à promoção dos direitos das crianças na mídia. Tem ministrado formação para jornalistas, fontes de informação e professores de jornalismo sobre a temática em Portugal (Cenjor), Brasil (Cedeca/Unicef), Moçambique (Unicef) e Irlanda.

É autora de dois livros, bem como de diversos artigos científicos e capítulos de livros. Atuou como jornalista no Brasil e em Portugal. Foi assessora de comunicação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), tendo concluído graduação em Comunicação Social – Jornalismo na UFC.
Foto: Lídia Marôpo.
Fonte: Elias Bruno Dias Oliveira, bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventudes e Mídia e estudante de Jornalismo da UFC – (fone: 85 8608 7774)

A saudade de “Chico Passeata”


Com o título “Passeata Celestial”, eis artigo do médico Marcelo Gurgel. Uma homenagem a Francisco Monteiro, cuja morte completou um ano no último domingo. Monteiro era conhecido por “Chico Passeata” e foi personagem marcante na luta contra o regime militar. Confira:

Blog do Eliomar

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CASO CESARE BATTISTI

ITÁLIA TENTA FORÇAR A DEPORTAÇÃO DE BATTISTI!!!

O companheiro Carlos Lungarzo, professor da Unicamp e defensor histórico dos direitos humanos, lançou um alerta máximo com relação a uma tramóia italiana visando, agora, forçar a deportação para qualquer país do escritor Cesare Battisti -- já que a extradição para a Itália  se tornou impossível a partir das decisões, negando-a em definitivo, do Supremo Tribuna Federal e do ex-presidente Lula.

Eis o alerta do Lungarzo, para o qual peço muita atenção (e a maior divulgação possível, pois é a melhor maneira de abortar mais este vil ardil):


Na semana retrasada o juiz Federal da 20ª vara do DF, Alexandre Vidigal, pediu uma investigação policial para identificar o domicílio de Battisti.

Ao mesmo tempo, na Itália, mais de 5.000 blogues, jornais e revistas eletrônicos difundiram notícias alarmistas do tipo:

  • “Battisti desaparecido”
  • “Battisti voltou a fugir”
  • “Justiça brasileira procura Battisti”
No último final de semana, o problema foi resolvido pelo senador Suplicy e o advogado Greenhalgh, que se entrevistaram com o juiz Vidigal e provaram que Battisti tem domicílio legal, declarado, conhecido, público.

Até aqui a questão parecia resolvida.


Entretanto:


Por que o juiz queria saber o domicílio de Battisti, sendo que está há vários meses no Rio de Janeiro?

Lembremos que, no ano passado, o procurador federal Hélio Heringer (aquele que ganhou uma pequena e triste celebridade como perseguidor da família do presidente Lula) investiu contra Battisti.

Ele disse que o visto dado a Cesare era ilegal, e que ele deveria ser deportado ao México, à França ou a qualquer outro país que o aceitasse. Esta denúncia foi feita na mesma vara:
20ª DO DF!!!

Vale notar: até o juiz Walter Maierovitch, inimigo figadal de Battisti, escreveu na CartaCapital que isto era inviável e não passava de uma tentativa de extradição disfarçada. Estamos, portanto, diante da arquitetura de uma tramoia. No Brasil, todos aqueles cujas extradições não foram aceitas pelo Estado brasileiro (e queriam ficar no País), receberam o mesmo visto de permanência de Battisti.
Por que com ele seria diferente?

PESQUISA IBOPE - PREFEITURA DE FORTALEZA

Moroni mantém liderança

Candidatos a prefeitura de Fortaleza

Candidato André Ramos (PPL) André Ramos - Não alcançou 1%
Candidato Elmano de Freitas (PT) Elmano de Freitas - 6% (tinha 4% na anterior)
Candidato Francisco Gonzaga (PSTU) Francisco Gonzaga - 1% (tinha 1%)
Candidato Heitor Férrer (PDT) Heitor Férrer - 12% (tinha 11%)
Candidato Inácio Arruda (PCdoB) Inácio Arruda - 13% (tinha 15%)
Candidato Marcos Cals (PSDB) Marcos Cals - 6% (tinha 6%)
Candidato Moroni Torgan (DEM) Moroni Torgan - 31% (tinha 32%)
Candidato Renato Roseno (Psol) Renato Roseno - 8% (tinha 10%)
Candidato Roberto Cláudio(PSB) Roberto Cláudio - 8% (tinha 8%)
Candidato Valdeci Cunha (PRTV) Valdeci Cunha - 1% (tinha 1%)

Branco ou nulo - 10%
Não sabe ou não respóndeu - 5%
A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. 
A pesquisa Ibope foi realizada nos dias 9 e 11 de agosto e ouviu 602 eleitores.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/eleicoes2012/2012/08/13/noteleicoes2012,2898383/moroni-mantem-lideranca-em-nova-pesquisa-ibope.shtml

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

HOJE EM CARTAZ: À PROVA DE FOGO

Espetáculo teatral continua hoje às 19h00 no Teatro Celina Queiroz – UNIFOR – ENTRADA FRANCA.

Ontem (09/08), às 19h00, o espetáculo A Prova de Fogo, de Consuelo de Castro, foi apresentado em Fortaleza, no Teatro Celina Queiroz - UNIFOR. Antes do início da peça foi exibido um documentário com depoimentos de Alípio Freire, José Dirceu, Wanderley Caixe, Marcelo Rubens Paiva e Fernando Gabeira.

A Prova de Fogo” foi a base do curso de interpretação idealizado por Paulo Betti que teve, em seus primeiros momentos, a participação dos quatro sócios e amigos da Casa da Gávea (Vera Fajardo, Paulo Betti, Rafael Ponzi e Cristina Pereira). Encantada com a possibilidade de realizar um trabalho mais aprofundado com esses talentosos atores, Vera escolheu prosseguir na longa jornada e enfrentar o desafio de dirigir o belo e comovente texto de Consuelo de Castro. Resgatar o emblemático ano de 1968 é relacionar o fervor político às transformações humanas desencadeadas pela negação às regras. É ligar a nossa juventude, humanamente, ao passado, revelando as contradições, o medo, a opressão, os valores, a crença no coletivo, as paixões.

REALIZAÇÃO DO EVENTO
O Evento é de realização da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça em parceria a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH/CE), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, as Secretaria Estaduais da Justiça, da Cultura e do Trabalho, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza, a UNIFOR, a Associação 64/68 - Anistia, o Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, o Instituto Frei Tito, os Aparecidos Políticos, dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

SOBRE O TEXTO
A Prova de Fogo” se passa durante a ocupação do prédio de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), na rua Maria Antônia, em 1968, às vésperas do AI-5. A trama narra os embates sofridos pelos estudantes contra a repressão e as divergências ideológicas entre o líder estudantil Zé Freitas e seus opositores dentro do próprio movimento. Freitas propõe a desocupação da Faculdade, em aceitação às exigências do governo, mas é deposto pelos estudantes que defendem uma postura ofensiva no confronto com a polícia. Envolvidos pela atmosfera tensa da ditadura militar, os conflitos políticos e humanos se intensificam durante a narrativa, revelando também a efervescente revolução cultural da época. Freitas vive o fim de um relacionamento com Júlia Silva, sua opositora, ao mesmo tempo em que se envolve com Rosa Prado, uma jovem burguesa que perde a virgindade com o líder estudantil.

SOBRE A AUTORA
Escrito em 1968, A Prova de Fogo é o texto de estréia da autora Consuelo de Castro, proibido pela censura durante anos e sendo premiado em 1974 pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT), com o título de “A Invasão dos Bárbaros”.

Consuelo ainda é autora de “À Flor da Pele”, de 1969 (Prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais – APTC). Em 1974, com “Caminho de Volta” ganhou o Prêmio Molière, o APTC e o prêmio Governador do Estado de São Paulo como melhor autora teatral. No ano seguinte, “O Porco Ensangüentado” e “A Cidade Impossível de Pedro Santana” venceram o concurso de dramaturgia do SNT. Na década de 80, escreve “Louco Circo do Desejo”, “Script-Tease” e “Uma Caixa de Outras Coisas”, espetáculo de 1987, dirigido por Antônio Abujamra. Tem seu texto “Medéia: Memórias do Mar Aberto” lido no auditório da Folha de S.Paulo em 1997 assim como “Making Off”, de 1999. “Only You” ganha a cena em 2000 sob a direção de José Renato.

SOBRE A DIRETORA
A Prova de Fogo” é a primeira direção da atriz Vera Fajardo. Vera, que tem praticamente todos os seus 39 anos de carreira dedicados ao teatro, produzindo a maioria de seus espetáculos, atuou em peças como "3 Maneiras de se Dançar um Tango", "Obscena Senhora D“, "Perversidade Sexual em Chicago", "Baal", "Há Vagas para Moças de Fino Trato", "Bente Altas - Licença pra Dois", "Álbum de Família", "Trivial Simples", "Os Órfãos de Jânio", "O Caso do Vestido", "O Homem que Viu o Disco Voador", “Relicário de Rita Cristal”, “O Mundo é um Moinho”, “Eu Augusto dos Anjos”, “Hedda Gabler” e “A Tartaruga de Darwin”, do espanhol Juan Mayorga, encenada este ano, em comemoração aos 40 anos de carreira de Cristina Pereira, com direção de Paulo Betti e Rafael Ponzi. Sócia fundadora da Casa da Gávea, Vera criou e dirigiu o Ciclo de Leituras da Casa por 12 anos.

OBJETIVO
Este projeto tem como objetivo levar o espetáculo principalmente para a classe jovem e estudantil com ampla informação e reflexão dos acontecimentos durante o regime ditatorial brasileiro, contribuindo para a conscientização daqueles que não viveram naquele período, preservando hoje a memória dos fatos e prevenindo o futuro para a não repetição daqueles atos arbitrários. Antes do espetáculo, será exibido um documentário de aproximadamente 20 minutos com depoimentos de Alípio Freire, José Dirceu, Wanderley Caixe, Marcelo Rubens Paiva e Fernando Gabeira.

FICHA TÉCNICA
Texto: Consuelo de Castro
Direção e Adaptação: Vera Fajardo
Elenco: Igor Vogas
Mariela Figueredo
Maria Ana Caixe
Daniel Lopes
Camila Moreira
Kalísley Rosinski
Victor Gorgulho
Pedro Henrique Nunes
Pedro Logän
Marcéu Pierrotti

Iluminação: Moisés Farias
Figurino: Letícia Ponzi
Cenário: Vera Fajardo e Pedro Logän
Supervisão de Cenário: Letícia Ponzi
Trilha Sonora: Vera Fajardo
Direção Musical e Canções Originais: Pedro Logän
Operadora de som e Sonoplastia: Ângela Sant’anna
Preparação Corporal: Duda Maia
Preparação Vocal: Jaqueline Priston
Assistente de Direção: Maria Alice Mansur
Projeto Gráfico: Pedro Logän


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ABORDAGEM DE RUA

COPDH debate com parceiros a Abordagem de Rua

Neste último dia 08/08, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará – COPDH/CE participou da reunião ordinária da Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua de Fortaleza, na sede do COMDICA.  A pauta tratava da Pactuação do Plano Operacional de Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Moradia de Rua, além de dois Seminários sobre famílias e Direitos das Crianças e Adolescentes, Circuito da Copa e Objetivos do Milênio. Também discutiu-se o processo de Desenvolvimento Institucional da Equipe de Abordagem de Rua.

A Equipe Interinstitucional é uma Rede composta pelas entidades de Fortaleza (governamentais e não governamentais) que trabalham em prol da criança e do adolescente em situação de moradia nas ruas. Criada em 1995 com a iniciativa do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA com o intuito de articular as ações existentes (abordagem de rua e abrigo) e otimizar os encaminhamentos das crianças e adolescentes.

Participaram da reunião os membros da Equipe, destacando os representantes da Associação Barraca da Amizade – ABA, Associação Comunitária de Ajuda Mútua do Pirambu - ACAMP, O Pequeno Nazareno, Coordenadoria da Criança e do Adolescente – SDH/FUNCI, Pastoral do Menor, STDS - Programa Criança Fora da Rua Dentro da Escola, STDS - Projeto De Volta Pra Casa, além da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará – COPDH/CE.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

À PROVA DE FOGO

O TEATRO CELINA QUEIROAZ - UNIFOR APRESENTA: À PROVA DE FOGO

Nesta Quinta e Sexta-feira (09 e 10/Ago/2012) às 19h00 no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, em Fortaleza-CE, dentro da programação da 60ª Caravana da Anistia, o Projeto Marcas da Memória apresenta: À PROVA DE FOGO de Consuelo de Castro. ENTRADA FRANCA.


"Escrito em 1968, “A prova de fogo” é o texto de estreia da autora Consuelo de Castro. A peça foi proibida pela censura durante anos, sendo premiada em 1974 pelo Serviço Nacional de Teatro (SNT) com o título “A invasão dos bárbaros”. A história se passa durante a ocupação do prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), em 1968, às vésperas do AI-5. A trama conta os embates sofridos pelos estudantes contra a repressão e os embates ideológicos entre o líder estudantil Zé Freitas e seus opositores dentro do próprio movimento."

O Evento é de realização da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça em parceria a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH/CE), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, as Secretaria Estaduais da Justiça, da Cultura e do Trabalho, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza, a UNIFOR, a Associação 64/68 - Anistia, o Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, o Instituto Frei Tito, os Aparecidos Políticos, dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Outras fontes: http://rioshow.oglobo.globo.com/teatro-e-danca/pecas/a-prova-de-fogo-1271.aspx

CORTEJO NA CARAVANA DA ANISTIA

No último sábado (04/08), encerrou-se a 60ª Caravana da Anistia realizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e as entidades da sociedade civil. A Caravana reuniu num cortejo, diversas entidades que trabalham em favor dos direitos humanos, além de grupos de teatro e outras manifestações artísticas, percorrendo as ruas do centro com bandas, fanfarras, fogos de artifício, faixas e cartazes.

As apresentações começaram na Praça do Ferreira com o grupo de Teatro Expressões Humanas. Logo após, o cortejo passou pelo Museu do Ceará, onde aconteceu a reabertura do Memorial Frei Tito e a apresentação do Grupo Formosura, retratando um pouco da memória e vida do religioso cearense. Em seguida, no Arquivo Público, esquina das ruas Senador Alencar e Senador Pompeu, um grupo de artistas e alguns militantes do Coletivo Aparecidos Políticos fez uma intervenção para reivindicar a abertura dos arquivos da ditadura. O encerramento do cortejo se deu no Teatro José de Alencar.

Participaram do Cortejo várias autoridades, destacando-se a deputada estadual Eliane Novais e o Presidente da Comissão Nacional de Anistia, Paulo Abrão, além de ex-presos políticos e representantes da Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Secretaria de Cultura (Seculfor) e do Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça. O ato político também marcou a abertura do 8º Festival de Teatro de Fortaleza, realizado pela Prefeitura, por meio da Seculfor.

Várias instituições e entidades da sociedade civil estão envolvidas na realização da Caravana, tais como: a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH/CE), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, as Secretaria Estaduais da Justiça, da Cultura e do Trabalho, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza, a UNIFOR, a Associação 64/68 - Anistia, o Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, o Instituto Frei Tito, os Aparecidos Políticos, dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará foi representada no Cortejo por Roger Cid, Neyla Meneses e Joatan Freitas.
Foto1: Joatan, Valderez, Rosane, Alessandra e Roger.
Foto2: Museu do Ceará/Memorial Frei Tito.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

NUA: NO PIRACY


Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal

Ela fará protesto nua no domingo (12) em livraria de São Paulo. Vanessa de Oliveira escreveu ‘pirataria não’ em diversos idiomas no corpo.

Lívia Machado 

A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade.
O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais.

Vanessa de Oliveira posa ao lado de livros em uma das fotos de sua campanha contra a pirataria de livros (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer) 
Vanessa de Oliveira posa ao lado de livros em uma das fotos de sua campanha contra a pirataria de livros (Foto: Divulgação/Andrea Schaefer)

Curiosity em Marte


Nasa divulga primeiro vídeo colorido de Marte após pouso do Curiosity

Quase 300 quadros em baixa resolução revelam minutos finais de descida. Câmeras no braço e no chassi do robô vão trazer informações detalhadas.


A agência espacial americana (Nasa) divulgou o primeiro vídeo com imagens coloridas do pouso do robô Curiosity em Marte, que ocorreu na segunda-feira (6) após uma viagem de oito meses e meio e 352 milhões de quilômetros.

São 297 quadros em stop-motion, em baixa resolução (192 por 144 pixels), que revelam os dois minutos e meio finais de descida do veículo ao planeta vermelho, quando o escudo térmico que protegia o jipe foi liberado, e também três segundos depois disso.
Na imagem abaixo, o Mardi mostra o escudo térmico de 4,5 metros de diâmetro quando estava a 16 metros da nave (Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) 
Câmera Mardi, localizada no Curiosity, mostra o momento após o escudo térmico de 4,5 m de diâmetro ter se desprendido do robô, a uma distância de 16 metros (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems).

     Jennifer (Foto: Fred Prouser/Reuters) 
Líder da missão da Nasa em Marte, Jennifer Trosper falou em coletiva de imprensa usando um modelo do robô Curiosity,  que chegou ao planeta vermelho no início da segunda-feira (6) (Foto: Fred Prouser/Reuters).

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

GABRIELA, SEXO E DINHEIRO!

Homenagens à Caravana da Anistia

Celebrou-se, na noite de ontem, 03/08, no Complexo de Seções Técnicas da Assembleia Legislativa, o encerramento oficial da 60ª Caravana da Comissão Nacional de Anistia no Ceará.

Na ocasião, por solicitação da Comissão de Direitos Humanos da Casa, foram homenageados com placas assinadas pela presidência do legislativo estadual,  a Comissão Nacional de Anistia, representada por seu Presidente Paulo Abrão,  e o ex Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH), Marcelo Uchôa, por seus relevantes serviços prestados como primeiro Coordenador de Direitos Humanos do Estado do Ceará.

Durante a Caravana, mais de trinta processos de reparação foram apreciados e julgados pelas três turmas constituídas. Paralelamente aos trabalhos, inúmeros eventos acadêmicos, culturais e políticos, foram articulados pelo poder público, em parceria com a sociedade civil, para imprimir visibilidade ao evento. 

Compuseram a mesa solene, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Parlamento, deputada Eliane Novais, o Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, a Secretária Estadual de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, o Secretrário de Direitos Humanos do Município de Fortaleza, Demitri Cruz, o Presidente da Comissão Estadual de Anistia Rita Otho Wanda Sidou, Mário Albuquerque, o Coordenador do Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, Sívio Mota, o Presidente da Associação 64-68/Anistia, Messias Pontes,  a Presidente do Instituto Frei Tito, Lúcia Alencar e o Coordenador do Movimento Aparecidos Políticos, Alexandre Mourão.

Foto: Mesa e homenagem.
 
 

Caso Cesare Battisti

Justiça manda PF informar onde está Cesare Battisti

“O juiz federal Alexandre Vidigal, titular da 20ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, determinou que a Polícia Federal informe, em cinco dias, o endereço atual de Cesare Battisti, disponível em seus cadastros. Caso o italiano não seja encontrado nos endereços cadastrados, a Polícia Federal deverá, em 30 dias, investigar o paradeiro do italiano. As certidões, de acordo com os autos, afirmam que Battisti está em “lugar ignorado”. Segundo o juiz, a “hipótese seria suficiente à citação por edital, na forma do artigo 231, II, do CPC”. Mas, de acordo com ele, “nada impede que se diligencie em se saber o paradeiro” do italiano.
Ele informou em sua decisão que pelo artigo 102, da Lei 6.815/80, a manutenção do endereço atualizado do estrangeiro é “exigência que se impõe, podendo sua inobservância caracterizar-se como ‘estada irregular’, implicando, até mesmo, na possibilidade de deportação, na forma do artigo 57, ‘caput’, da referida lei”. Com informações da Assessoria de Imprensa da Justiça Federal do Distrito Federal.
Em junho de 2011, por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o italiano deveria ser solto. Battisti responde a uma ação penal no Brasil por uso de documento falso. Para a maioria dos ministros, a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição de Battisti para a Itália foi um “ato de soberania nacional” que não pode ser revisto pelo Supremo.”