segunda-feira, 28 de maio de 2012

ELEIÇÃO MUNICIPAL 2012


A cúpula nacional do PCdoB, através do seu presidente Renato Rabelo, esteve reunido com o ex-presidente Lula. Foi na sede do Instituto Cidadania, em São Paulo, com a presença também do ex-ministro Orlando Silva (Esportes), aquele que ficou conhecido como o “homem da tapioca”.
Lula fez apelo em favor de Fernando Hadda, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.  Há, no entanto, impasse na formação da aliança com petistas e socialistas na Capital paulista. Os comunistas garantem respaldo só se houve apoio do PT à candidatura de Manuela D’ávila (PCdoB), em Poto Alegre (RS).
Outra. O PCdoB também quer o mesmo tratamento para o senador Inácio Arruda, que é o pré-candidato da legenda em Fortaleza. Tanto em Porto Alegre como em Fortaleza, o PT resiste e não abre mão da candidatura.
(Com informações do Estadão)
VAMOS NÓS - Eis mais um ingrediente  na fervura da panela dos aliados dilmistas em Fortaleza.

Blog do Eliomar

Novo Código Florestal

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Coordenador Especial de Igualdade Racial recebe Troféu

Coord Dir.Humanos/CE: Coordenador Especial de Igualdade Racial recebe Tr...: Na noite de ontem, 24/05, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) prestigiou a entrega do Troféu For...

ALÉM DO HORIZONTE

Foto: Joatan Freitas 

O ser humano criou um novo sentido de paisagem,
muito distante daquele de outrora,
bem mais a sua imagem e semelhança, e para isso,
utilizou ferramentas que avançaram do pedaço de osso, pau e pedra
para conceitos linguísticos incompreensíveis aos simples mortais.
O homem quer se eternizar na abstração de sua obra, 
no desejo que tudo consome insaciavelmente,
na velocidade do modelo da sociedade de mercado.
Mas na história antropocêntrica da desconstrução humana, 
da apartação da natureza com o sagrado,
ele nega destrutivamente a natureza  
e violenta a si mesmo no âmago de sua espécie,
e finalmente, reduz deus ao tomar o seu lugar.

MH2O POR UM MUNDO MELHOR


quarta-feira, 23 de maio de 2012

GRAFITE - MH2O do Brasil


Comissão nega indenização ao Cabo Anselmo

Comissão nega indenização ao Cabo Anselmo, militar que trocou a luta contra a ditadura pelo apoio ao regime


Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão da Anistia do Ministério da Justiça negou na noite de hoje (22) o pedido de reparação e ao ex-marinheiro José Anselmo dos Santos, de 70 anos, conhecido como Cabo Anselmo. Dos 60 mil casos analisados, este foi o primeiro que tratou de um agente duplo, que atuou tanto como colaborador do regime militar quanto na resistência à ditadura.
O assunto aguardava decisão desde 2004, quando Anselmo protocolou o pedido de anistia no ministério, alegando que, antes de colaborar com o regime, na década de 1970, foi perseguido, preso e exilado na década de 1960. Ele pediu à Comissão de Anistia uma reparação de R$ 100 mil.
O relator do caso, o ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, votou, no entanto, pelo indeferimento do pedido, avaliando que, além das dúvidas de que Anselmo era agente infiltrado desde o início do regime militar, “não cabe ao Estado, em nenhuma hipótese, reconhecer anistia a pessoa que participou em atos de repressão ilícita e, portanto, não cabe discutir sobre eventuais reparações”.
Segundo o Ministério da Justiça, há registros de que informações fornecidas por ele contribuíram para a morte de mais de 200 opositores ao regime, incluindo militares e a mulher dele, a paraguaia Soledad Viedma, na época, grávida de sete meses.


Como esse julgamento foi de turma, composta por 12 conselheiros, Anselmo ainda pode recorrer ao plenário da comissão, com um total de 24 conselheiros. Seu procurador, no entanto, o advogado Luciano Blandy, disse que não tem contato com Cabo Anselmo desde novembro de 2011 e que se comunica com ele por meio de amigos próximos. Por isso, ainda não sabe se vai recorrer da decisão. O prazo para recurso é 30 dias.
Além do caso de Cabo Anselmo, a Comissão de Anistia julgou hoje os casos de Ana Lúcia Valença de Santa Cruz Oliveira e Anivaldo Pereira Padilha, pai do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Estes, no entanto, foram considerados anistiados políticos e terão direito à indenização.

Edição: Vinicius Doria

NÃO AO TRABALHO ESCRAVO


Audiência Pública debate violência sexual contra crianças

Foto: Joatan Freitas

Coord Dir.Humanos/CE: Audiência Pública debate violência sexual contra c...: Na tarde desta terça-feira, 22/05, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH) part...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL

A SAM 2012 acontecerá de 20 a 27 de Maio em todo o Brasil, tendo como tema “Educação Infantil de QualidadeDireito da criança, dever do Estado e justiça social

No Ceará, a Semana realizar-se-á entre os dias 22 a 25 de Maio.

Dia 22 de Maio (Terça-feira) 

14 horas - Audiência Pública 
Local: Auditório da Assembleia Legislativa - Av. Des. Moreira / Av. Pontes Vieira. 
Palestra"O direito à educação infantil de qualidade" - Profª Drª Silvia Cruz (UFC)  
Foco da Mesa: "Os marcos legais que garantem a educação infantil como um direito humano de crianças e as responsabilidades do Estado para com este atendimento". 

Dia 23 de Maio (quarta-feira)

08h30min - Atividade lúdica com crianças - “A grande pintura”
Local: Jardim da Reitoria da UFC - Av. da Universidade / Av. 13 de Maio  

Dia 23 de Maio (paralela à atividade lúdica na Reitoria) 
Tribuna Livre: Inserção do GT da SAM na Câmara Municipal de Vereadores de Fortaleza        

Dia 24 de Maio (quinta-feirao dia todo

Dia “D” para atividades localizadas com a comunidade escolar
Local: Creches, CEI’s, Escolas e Comunidades que fizeram adesão a SAM 

Dia 24 de Maio (quinta-feira) 

18h30min - Debate - “Educação Infantil: como fazer valer esse direito”  
Local: NUPER - Faculdade de Educação da UFC (Entrada - Rua Marechal Deodoro, 750) 
Palestrante Convidada: Profª Drª Rita Coelho - Coordenadora Geral da Educação Infantil do MEC.  
Debatedores: UFC – Profª Drª Rosemeire 
                      Campanha Nacional pelo Direito a Educação - Maria de Jesus Araujo     

Dia 25 de Maio (sexta-feira) manhã 

Incidência da SAM no Seminário do Pró-Infância (MEC / Municípios-CE)
Local: Auditório do Hotel Sonata de Iracema – Av Beira Mar 
Educação Infantil de QualidadeDireito da criança, dever do Estado e justiça social.
Organização: GT SAM-CE 

Contatos: Laudenir Gomes (CEDECA) 3252-4202/8639.4790  Sônia Holanda (FEIC) 9660-4042/87004257
 
Fonte: http://feic2010.blogspot.com.br/2012/05/programacao-da-semana-de-acao-mundial.html 
 

Comissão da Verdade – Legista da ditadura promete revelações

Matéria do O Globo deste domingo informa que o ex-diretor do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo nos anos 70, o legista Harry Shibata diz ter revelações a fazer para a Comissão da Verdade, que apura os crimes da ditadura.


Aos 85 anos, vivendo recluso em uma casa de dois pavimentos e piscina no Alto de Pinheiros, Shibata nega a maior acusação que pesa contra ele, a de falsificar laudos e atestados de óbitos para esconder torturas e mortes no regime militar.

Vladimir Herzog (acervo do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo)
O legista assinou a autópsia do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, que morreu sob tortura, mas teve sua morte divulgada como suicídio. É acusado de ter falsificado outros inúmeros laudos. Assinou o laudo de Sonia Maria de Moraes Angel Jones, que, depois de torturada, teve seus seios arrancados e foi estuprada com um cassetete. A versão do legista foi de morte em tiroteio.
Shibata é processado pelo Ministério Público Federal por ocultação de cadáveres por causa do encontro de ossadas de presos políticos no cemitério clandestino de Perus, em São Paulo. Em entrevista exclusiva ao GLOBO, ele confirma que assinou o laudo de Herzog, mas nega ter visto o corpo.
Fachada da Catedral da Sé no dia da realização do ato ecumênico pela morte de Vladimir Herzog; 31 de outubro de 1975 (acervo do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo).

Fontes:



APRESENTAÇÃO DO PAIR NO CEARÁ

“A Maior Obra de um País é a Construção da Proteção de suas Crianças e Adolescentes”

Na manhã de hoje, 18 de maio, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), apresentou as bases iniciais do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR), no Ceará. A iniciativa faz parte da comemoração ao Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dentro da Campanha promovida pelo Governo do Estado: “A Maior Obra de um País é a Construção da Proteção de suas Crianças e Adolescentes”.

Foto: Joatan Freitas
O evento iniciou com a apresentação da Banda Renascer, formada por jovens internos do Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider (CECAL). 

Posteriormente, a mesa de honra foi composta pelo titular da COPDH, Marcelo Uchôa; o Diretor do Departamento de Coordenação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República SDH-PR, Luiz Clóvis Guido; o Secretário Adjunto da STDS, Paulo Neiva; o Coordenador da Célula de Proteção Social Especial da STDS, Carlos Telles, o Procurador Regional do Trabalho da 7º Região, Antônio de Oliveira Lima e o Prefeito de Beberibe, Odvar Facó. A presidente da Comissão de Infância e Juventude da Assemleia Legislativa, Deputada Bethrose, também prestigiou o evento, mas precisou ausentar-se no meio dos trabalhos, em razão de audiência na Secretaria Estadual da Educação.

Foto: Joatan Freitas
O objetivo do PAIR é fortalecer as redes de proteção locais com ênfase na prevenção para os efeitos do crescimento das cidades e da chegada das grandes obras.

Como se sabe, a história infantojuventil brasileira revela, desde o tempo de Colônia, que mulheres e crianças não eram e, em muitos casos, ainda não são considerados sujeitos de direitos, situação que vem ultrapassando décadas, seja por descaso e tolerância da sociedade com várias formas de violência, seja por discriminação, humilhação, através da impunidade dos vitimizadores ou pelo silêncio das vítimas. Mediante a grave problemática, a COPDH conseguiu aprovação, junto ao Governo Federal, de proposta de execução do PAIR, que irá beneficiar o público infantojuvenil em 20 municípios do Estado do Ceará.
Para Marcelo Uchôa, titular da COPDH, “a violência sexual contra crianças e adolescentes precisa, urgentemente, ser banida do país e do Estado. Os desafios são enormes, mas estamos confiantes de que poderemos, ao final, comemorar o êxito dessa estratégia, protegendo, de fato, nossas crianças e adolescentes das redes criminosas da violência sexual”.

Foto: Daniela Negreiros e Gisele Vieira.
Já o representante da SDH-PR, Luiz Guido, apresentou a importância do PAIR Nacional e destacou o funcionamento do projeto em 25 Estados Membros, Distrito Federal, Argentina, Uruguai e Paraguai. Frisou, ainda, o comprometimento da COPDH com a garantia, defesa e efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Weibson Braga, assessor da COPDH, ao apresentar de maneira estruturada o projeto de execução do PAIR nos 20 municípios cearenses, complementou que “o sucesso do PAIR depende de todos”.

LEI ANTIBAIXARIA EM FORTALEZA

No dia 18.05.2012 (sexta-feira) às 16h na Câmara Municipal de Fortaleza, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos/CE (COPDH), representada pelo assessor Joatan Freitas, participou da "audiência pública que discutiu restrição no apoio público à divulgação de músicas com conteúdo preconceituoso." Além da COPDH/CE, a Mesa estava formada por representantes da sociedade civil ligados aos direitos humanos e de órgãos públicos municipais e estaduais. Em particular, registra-se a presença da Deputada Luiza Maia (BA); Deputado Antônio Carlos (CE), líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa; Raquel Viana, Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; o representante da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura, Orlaneudo Lima; o Presidente da Associação Cearense de Forró, Walter Medeiros; o representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Dalwton Moura e do Vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia, autor da proposta.
Foto: Sátiro Silvestre
“Temos que pensar que esse processo não é só cultural, ele se expressa na realidade na vida das mulheres. Essas músicas influenciam no comportamento da sociedade e o papel do Poder Público é contribuir para alterar essa desigualdade. Não somos obrigadas a aceitar esse tipo de violência, nem mesmo receber de forma natural”, declarou Raquel.
O representante da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura, Orlaneudo Lima, parabenizou a iniciativa e ponderou que a comunidade homossexual não despertou para essa discussão. “Temos que discutir o assunto e nos juntarmos aos movimento das mulheres para mobilizar esse público”, disse Orlaneudo.
O Presidente da Associação Cearense de Forró, Walter Medeiros, disse que o tema tem sido discutido junto às prefeituras do interior, há pelo menos três anos e defende que o dinheiro público é para construir e educar. “ Esse tipo de letra incita a violência”, acrescenta.
O representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Dalwton Moura, observa que a discussão deve ser ampla, pois apesar de termos que ter os direitos culturais assegurados, é uma intervenção complexa. “Mesmo sem saber qual se o projeto será aprovado, já houve uma grande contribuição para a sociedade a partir desse debate”, comentou.

Foto: Sátiro Silvestre
O representante da COPDH/CE, Joatan Freitas, concluiu que o maior desafio nessa discussão é sermos militantes dos direitos humanos e que o dinheiro público não deve ser usado para desvalorizar o ser humano.

Fonte de referência:
http://www.cmfor.ce.gov.br/noticias/orgaos-e-entidades-afirmam-apoio-a-aprovacao-da-%E2%80%9Clei-antibaixaria%E2%80%9D/

O abuso e a exploração sexual de crianças e jovens é crime!

Como coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e jovens? | Opinião | O POVO Online
No último dia 18, foi lembrado o Dia Nacional de Mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como combater esses crimes?  

MARCELO UCHÔA
Coordenador Especial de Direitos Humanos no Ceará e professor da Universidade de Fortaleza

Primeiro é importante entender que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal. Estabelecimentos terão sua licença de funcionamento cassada e seu proprietário ou responsável punidos também. Para que a lei tenha força é preciso que o Sistema de Justiça e o sistema de retaguarda funcionem. Esta retaguarda se constitui em espaços de acolhimento e atendimento psico-sociais. Através do programa Rede Aquarela, da Prefeitura, Fortaleza tornou-se a primeira cidade do país a ter um espaço de acolhimento para atendimento e encaminhamento das adolescentes vítimas de tráfico e exploração sexual. Mas nada disso funciona sem que a população denuncie através do Disque Direitos Humanos - 100 ou dos Conselhos Tutelares. As denúncias são sigilosas.


Fonte:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/05/19/noticiasjornalopiniao,2842364/como-coibir-o-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-jovens.shtml

 

LEI ANTIBAIXARIA

Órgãos e entidades afirmam apoio à aprovação da “Lei AntiBaixaria”


Plenário Fauto Arruda acolheu a discussão - Foto: Evilázio Bezerra

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Raquel Viana, participou da audiência pública que discutiu restrição  no apoio público à divulgação de músicas com conteúdo preconceituoso.Ela registrou a importância que a matéria expressa para a sociedade, principalmente para as mulheres, que é a de indignação da forma como ela e outros segmentos da sociedade são apresentados.
“Temos que pensar que esse processo não é só cultural, ele se expressa na realidade na vida das mulheres. Essas musicas influenciam no comportamento da sociedade e o papel do Poder Público é contribuir para alterar essa desigualdade. Não somos obrigadas a aceitar esse tipo de violência, nem mesmo receber de forma natural”, declarou Raquel.
O representante da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura, Orlaneudo Lima, parabenizou a iniciativa e ponderou que a comunidade homossexual não despertou para essa discussão. “Temos que discutir o assunto e nos juntarmos aos movimento das mulheres para mobilizar esse público”, disse Orlaneudo.
O Presidente da Associação Cearense de Forró, Walter Medeiros, disse que o tema tem sido discutido junto às prefeituras do interior, há pelo menos três anos e defende que o dinheiro público é para construir e educar. “ Esse tipo de letra incita a violência”, acrescenta.
O representante da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Dalwton Moura, observa que a discussão deve ser ampla, pois apesar de termos que ter os direitos culturais assegurados, é uma intervenção complexa. “Mesmo sem saber qual se o projeto será aprovado, já houve uma grande contribuição para a sociedade a partir desse debate”, comentou.
O Coordenador das Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, Joatan Freitas, concluiu que o maior desafio nessa discussão é sermos militantes dos direitos humanos e que o dinheiro público não deve ser usado para desvalorizar o ser humano.


Fonte: 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A lenda: Carlos Marighella


Cinema

Esse tio Carlos...

Em documentário, Isa Ferraz reconstrói a história de seu tio, Carlos Marighella

Por: Nina Fideles 

Publicado em 22/10/2011

Isa (atrás de Marighella) mostra aspectos desconhecidos da vida do tio (foto: © divulgação) 
 
Perto do centenário de nascimento de Carlos Marighella, a ser completado em 5 de dezembro, Isa Grinspum Ferraz, socióloga, documentarista e também sobrinha dele, construiu um filme especial sobre a trajetória de um dos mais importantes militantes de esquerda do século 20. Marighella tem 100 minutos e 32 depoimentos, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o do intelectual Antonio Candido, e participação do ator Lázaro Ramos e do rapper Mano Brown, do grupo Racionais MC’s. A proposta é mostrar outras faces do revolucionário que viveu clandestinamente grande parte de sua vida.
É impossível contar a história do Brasil do século 20 sem citar seu nome. Marighella foi perseguido por duas ditaduras, maldito nos anos de chumbo e jogado à obscuridade por décadas de censura. Se a literatura já oferece algum conteúdo a respeito desse personagem, Isa Ferraz encontrou na linguagem do cinema espaço para desvendar aspectos pouco conhecidos da trajetória do tio, negada a muitas gerações.
Poucos sabem, por exemplo, que mesmo clandestinamente o líder comunista se vestia de mulher para pular carnaval. Era engraçado, amava música e a Bahia. “Era uma figura doce, cuidadosa, que deixava florzinhas para as meninas no café da manhã, quando saía na calada da noite. Fazia paródias com as músicas de Roberto Carlos. Adorava Jackson do Pandeiro e Dorival Caymmi. Era livre e inquieto. Lia de tudo. Estudava a Bíblia, apesar de ser ateu”, descreve a sobrinha. Para realizar o documentário, a cineasta teve de se desdobrar com as “20 e poucas fotos” que foram encontradas na longa pesquisa. “A gente não achou nenhuma imagem em movimento. O grande desafio foi contar essa história sem nenhuma imagem dele, e assumi isso como linguagem”, explica.
O filme começa a partir da descoberta de que o “tio Carlos” era quem era. Após o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, no dia 4 de setembro de 1969 – que rendeu a libertação e asilo político a 15 prisioneiros –, a perseguição aos militantes se intensificou. “Naquele momento meu pai resolveu me contar, pois tinha medo que eu visse os cartazes na rua e identificasse o meu tio. Convivia com ele dentro de casa sem saber que era ‘o’ Marighella. Essa figura que eu gostava muito e, ao mesmo tempo, era a pessoa mais procurada no Brasil. Mas daí eu não o vi mais.”
Marighella, então com 57 anos, foi assassinado em uma emboscada articulada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury, do extinto Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na cidade de São Paulo. “Eu tive acesso a outro lado dele. É o meu Marighella. Mas não é só o meu. É o do Brasil”, define Isa.

Pedras, poemas, mil faces

Para definir Marighella, Mano Brown, convidado para criar uma música inédita que finaliza o filme, recorreu às palavras utilizadas em sua composição: Mil Faces de um Homem Leal. “Difícil definir um cara desses, que botou a cara pra morrer. Ele era um romântico. Um sonhador que levava a realidade no limite.” O rapper conhecia pouco de Marighella até receber o convite da cineasta. Alguns amigos já haviam comentado semelhanças entre eles, como ser filho de uma negra com um branco, ser baiano, “assumir a cor e levar isso muito a sério sem discriminar ninguém”.
Brown revela que a construção teve de se realizar a partir das impressões de outras pessoas a respeito­ do personagem retratado na música. “Ele não era um personagem do meu convívio. Se fosse da nossa geração provavelmente seria um amigo nosso.” Depois de “ficar com essa música na mão” por quatro meses, foi nos últimos 30 dias que conseguiu embalar. “Não sabia por onde começar. Assisti ao filme e fui no tato. Não podia plagiar os livros que já fizeram dele nem o filme. O cinema é uma arte, o rap também é. Não foi um rap igual aos outros que fiz.”
Isa considera importante mostrar para as gerações de hoje, “muito apegadas aos bens de consumo”, que uma geração inteira largou tudo – família, amigos, estudos – para entregar a vida por uma ideia de país­. E comemora conseguir com o filme algo “quase inimaginável” hoje em dia. “Trazer o Mano Brown e até mesmo o Lázaro Ramos ajuda a levar essa história a um público que não a conhece ainda.”
Mulato, filho do imigrante italiano Augusto Marighella, operário e anarquista, e da baiana Maria Rita, filha de escravos vindos do Sudão, o revolucionário teve uma longa trajetória de militância. Em 1932, com apenas 18 anos, ingressou no Partido Comunista do Brasil (então PCB) e ao mesmo tempo no curso de Engenharia Civil. Sua primeira prisão, com 21 anos, foi causada por um poema em que criticava Juracy Magalhães – nomeado por Getúlio Vargas interventor no estado da Bahia –, que mais tarde seria presidente da Petrobras (o primeiro) e também da Companhia Vale do Rio Doce.
Quando foi eleito deputado constituinte pelo estado da Bahia, em 1945, já havia experimentado a prisão por um ano, em 1936, e depois por mais seis, a partir de 1939. No presídio de São Paulo, dizia-se que, se havia um “macho” no PCB, este seria Marighella, que chegava a rir na cara de torturadores. Escreveu livros, poemas e empunhou armas contra a ditadura. Era uma pessoa muito “difícil de descrever com poucas palavras”, diz Clara Charf, mulher do militante desde 1947 até o dia de sua morte, em 4 de novembro de 1969, exatamente dois meses após o sequestro.
Suas relações com países da América Latina e da Europa foram amplas. Cuba chegou a referenciá-lo como o principal nome da revolução no Brasil. Contos, poemas e livros de Marighella foram traduzidos para diversas línguas. “Os Panteras Negras liam Marighella, as Brigadas Vermelhas, na Itália. Cineastas franceses, italianos contribuíam com a luta armada no Brasil, com a ALN. E provavelmente vão aparecer muitas coisas ainda, pois pessoas que tinham medo de falar agora se veem mais à vontade”, acredita Isa Ferraz, que não consegue dissociar a veia política do tio de sua veia poética.
Ficaram famosos versos que inventava em respostas a questões de física e matemática nas provas da faculdade. Quando esteve preso em Fernando de Noronha (PE) por três anos, antes de ser transferido para Ilha Grande (RJ), organizou trabalho cultural na ilha. “As pessoas não podiam fugir porque tinha tubarão, não podiam receber visitas, não podiam fazer nada. Ele achava que se não tivessem ocupação iriam enlouquecer. Ele ensinava matemática, ciências, filosofia”, diz Clara.
O fato de ter rompido com o partido em 1967 e optado pela luta armada contra a ditadura ao fundar a Ação Libertadora Nacional (ALN) levou o rosto de Marighella aos cartazes de “procurados” no país. Para o regime militar, era inimigo número um, bandido, monstro, assassino, terrorista. Ao contrário disso, como conta Clara Charf, por onde passou deixou uma imagem de pessoa solidária, valente, corajosa. “Um ser humano que achava que a coisa mais importante na vida era tornar o outro feliz.”

LIBERDADE (Carlos Marighela)

JOATAN FREITAS: LIBERDADE: Não ficarei tão só no campo da arte, e, ânimo firme, sobranceiro e forte, tudo farei por ti para exaltar-te, serenamente, alheio à própria s...




Foto: 

DISQUE 100, DENUNCIE!


DISQUE 100 PARA DENÚNCIAS CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL!

"Pequeno ensaio sobre a amizade"

Johnson Sales: '"Pequeno ensaio sobre a amizade" por Poeta Urbano...: Quando se percebe que se é procurad@ por alguém somente em momentos difíceis ou diante de problemas que você é consederad@ solução. É p...

Combate à Homofobia

17 de Maio - Dia Nacional de Combate à Homofobia

No Brasil, todo ano, centenas de homossexuais são mortos por razão de discriminação de orientação sexual. O Ceará é o 8º Estado brasileiro em número de crimes dessa natureza. 
No dia 17 de maio, Dia Nacional de Combate à Homofobia, diga não a essa prática nociva, que atenta contra os direitos fundamentais da pessoas humana e contra as bases da própria República, violando os princípios da tolerância, respeito à diversidade e democracia.  
Faça do Brasil e do Ceará territórios livres da homofobia. Disque que 100 para denúncias de violência sexual.


Fonte:
http://www.copdhce.blogspot.com.br/2012/05/17-de-maio-dia-nacional-de-combate.html 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Governo e Comissão da Verdade

GOVERNO PROMETE NÃO INTERFERIR NO TRABALHO DA COMISSÃO DA VERDADE
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse hoje (16) que o governo não vai interferir nos trabalhos da Comissão da Verdade. Os sete membros que vão apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 foram empossados hoje em cerimônia no Palácio do Planalto.
“Ao convidar os sete integrantes não fui movida por critérios pessoais, nem por avaliações subjetivas. Escolhi um grupo plural de cidadãos sensatos e ponderados, preocupados com justiça e com o equilíbrio, capazes de entender a dimensão do trabalho que vão executar – faço questão de dizer – com toda liberdade, sem qualquer interferência do governo, mas com todo apoio que precisarem”, garantiu Dilma.
Segundo a presidenta, a comissão deve trazer à tona graves violações de direitos humanos, no entanto, isso não será um instrumento para revanche contra agentes do Estado que praticaram esses crimes. “Não nos move o revanchismo, o ódio ou desejo de escrever uma história diferente do que acontece, mas escrever uma história sem ocultação”.
Durante seu discurso, a presidenta se emocionou ao lembrar os desaparecidos políticos: “O Brasil merece a verdade, as novas gerações merecem a verdade e sobretudo merecem a verdade factual. Aqueles que perderam amigos e parente continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia”.
Foram empossados hoje José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça), Gilson Dipp (ministro do Superior Tribunal de Justiça), Rosa Maria Cardoso da Cunha (advogada), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República), Paulo Sérgio Pinheiro (diplomata), Maria Rita Kehl (psicanalista) e José Cavalcante Filho (jurista).”
(Agência Brasil)

Fonte:

Humor da net


Blog do Eliomar» Blog Archive » chrr

12 de Agosto: Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Marcelo Uchôa: Sancionado o 12 de Agosto como o Dia Nacional dos ...: Ontem, 15/05,12,  a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei º 12.641, de 15 de maio de 2012, instituindo o dia 12 de agosto como o...

Comissão da Verdade começa a recontar história do ...

Marcelo Uchôa: Comissão da Verdade começa a recontar história do ...: O dia 16 de maio de 2012 marcará a consolidação da democracia brasileira por duas razõ...

terça-feira, 15 de maio de 2012

QUEM CALA, CONSENTE!

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará (COPDH/CE), representada pelo Assessor de Políticas para Crianças e Adolescentes, Joatan Freitas, participou do XX Seminário da Campanha “Quem cala, consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime”, em Sobral, na manhã desta terça-feira (15/05).

Foto: Joatan Freitas

Foto: Joatan Freitas
O Seminário contou com a participação de estudantes, professores e autoridades dos 20 municípios ligados à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede VI), além da Deputada Bethrose, presidenta da Comissão da Infãncia e Adolescência da Assembleia Legislativa e do Deputado Sérgio Aguiar. Participaram também a Promotora da Infância e Adolescência de Sobral, Rosina Aragão, a presidenta da Fundação de Ação Social, Jiovânia Aragão e a psicóloga Helena Damasceno, autora de vários livros sobre a temática em discusão.

Segundo prognósticos, o evento contou com a participação de mais de 600 pessoas. A Deputada Bethrose digiu os trabalhos do seminário, explicando a metodologia às equipes, dividindo-as por municípios do Crede VI. A Deputada agradeceu a presença da COPDH no evento, citando oralmente a parceria do Titular Marcelo Uchoa nos projetos que envolvem as crianças e adolescentes no Estado.

A Campanha “Quem cala, consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime” será encerrada oficialmente na próxima terça-feira (22/05), com uma audiência pública em Fortaleza, na sede da Assembleia.

Mais informações no site da Assembleia Legislativa: www.al.ce.gov.br

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O CEARÁ CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL

Protejam nossas Crianças e Adolescentes 

No dia 18 de maio às 10h, na sede da Secretaria de Trabalho Estadual e Desenvolvimento Social (STDS), será realizado um evento em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, onde serão apresentadas as bases iniciais do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil (PAIR).  

A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos - COPDH e da STDS com 20 municípios da região litorânea e metropolitana: MARACANAÚ, MARANGUAPE, ITAITINGA, HORIZONTE, EUZÉBIO, AQUIRAZ, PINDORETAMA, CASCAVEL, BEBERIBE, FORTIM, ARACATI, ICAPUÍ, CAUCAIA, PARACURU, PARAIPABA, TRAIRI, ACARAÚ, ITAPIPOCA, CAMOCIM, JIJOCA DE JERICOACOARA.



 DISQUE 100 PARA DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

sábado, 12 de maio de 2012

sexta-feira, 11 de maio de 2012

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reunião debate bolsas para o I Curso Brasileiro

Foto: Daniela Negreiros

Marcelo Uchôa: Reunião debate bolsas para o I Curso Brasileiro In...: Na manhã desta quinta-feira, 10/05, a Coordenadoria de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado (COPDH) facilitou ...

PT FORTALEZA ADIA CONVENÇÃO

O PT de Fortaleza fez rápida reunião na noite desta quarta-feira e, por unanimidade, decidiu adiar para 3 de junho o encontro que decidirá o candidato do partido a prefeito de Fortaleza. A data original era 20 de maio. No último domingo, o PT elegeu os 300 delegados que terão direito a voto no encontro.
O adiamento tem objetivo de dar mais tempo para negociar aliança com o PSB do governador Cid Gomes e o PMDB do senador Eunício Oliveira.

Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/a-espera-de-cid-pt-adia-encontro-para-3-de-junho/

PCdoB e PRB negociam apoio a Inácio Arruda

Dirigentes do PRB e do PCdoB se reúnem nesta quinta-feira, 10, para discutir a sucessão em Fortaleza. Eles negociarão a entrada do PRB na coligação que apoiará o pré-candidato do PCdoB a prefeito, Inácio Arruda.
O PCdoB já teria acertado com o PP e conversa ainda sobre composição com o PPS.
O almoço terá a participação do vereador Gelson Ferraz, presidente municipal do PRB, e do deputado estadual Ronaldo Martins. Pelo PCdoB, estarão Luís Carlos Paes, dirigente municipal, e Carlos Augusto Diógenes, o “Patinhas”, presidente estadual da legenda.
O PRB éo atual partido da Igreja Universal do Reino de Deus e, no Ceará, é sigla alternativa do Palácio da Abolição.

Iniciada IX Conferência Estadual da Criança e do A...

Foto: Joatan Freitas
Coord Dir.Humanos/CE: Iniciada IX Conferência Estadual da Criança e do A...: Em concorrida solenidade no hotel Ponta Mar, em Fortaleza, aconteceu, na noite de ontem, a abertura da IX Conferência Estadual da Crianç...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Apoio à População de Rua

Foto: Marcelo Uchoa
Coord Dir.Humanos/CE: Apoio à População de Rua é discutida em encontro t...: Com a presença de representantes de inúmeras Secretarias de Estado e da sociedade civil aconteceu, na tarde de hoje, 08/05, no Palácio d...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SOBRE O PAIR

O Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro - PAIR é uma ação do Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O PAIR constitui-se em uma metodologia de articulação de políticas e de intervenção de redes, assentada na Doutrina da Proteção Integral da criança e do adolescente, tendo por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.

A metodologia do Programa foi construída e vem sendo desenvolvida consoante o art. 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Mais informações!

Reunião decide sobre passos iniciais do PAIR no Ceará

Coord Dir.Humanos/CE: Reunião decide sobre passos iniciais do PAIR no Ce...: Em reunião realizada no Palácio da Abolição, nesta manhã, 07/05, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COP...

Foto: Gisele Vieira

PRÉVIAS DO PT - ELEIÇÃO EM FORTALEZA - 2012

O PT de Fortaleza divulgou, no começo desta madrugada de segunda-feira, o resultado da apuração das chapas que participarão dia 20 da escolha do seu candidato a prefeito. Confira:

A chapa 1 – Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular (Elmano de Freitas) foi a mais votada na eleição de delegados do PT Fortaleza, realizada neste domingo (06.05). Com 67,85% dos votos, a chapa 1 terá 204 delegados no Encontro Municipal marcado para o dia 20 de maio.

A chapa 3 – Construindo a Unidade para Vencer (Camilo Santana) obteve 10,99% dos votos e estará representada por 33 delegados.

Em terceiro lugar ficou a chapa 5 – Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos (Francisco Pinheiro) com 9,92% dos votos e 30 delegados.

Em quarto, a chapa 2 – Participação, Democracia e Unidade (Artur Bruno) ficou com 7,82% dos votos e 23 delegados, seguida pela chapa 4 – Militância Socialista (Acrísio Sena) com 3,4% dos votos e 10 delegados.

A eleição de delegados do PT fortaleza foi realizada das 9 às 17 horas deste domingo em 13 zonas eleitorais da cidade. Ao todo, votaram 4.318 filiados, o que resultou em um quórum de 39%, o maior da história do PT Fortaleza.

No próximo dia 20 os 300 delegados participarão do Encontro Municipal para definir a tática eleitoral.

Blog do Eliomar
http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/chapa-de-elmano-freitas-e-a-mais-votada-na-eleicao-de-delegados-do-pt-de-fortaleza/