quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Roda de Conversa: o papel político da educação atual


O professor Joatan Freitas convida amigos educadores, estudantes e intelectuais para uma roda de conversa sobre o papel político da educação no momento atual. O evento faz parte de uma série de reflexões organizadas com atores estratégicos da cidade para pensar a política, a educação e a sociedade, tendo por base a responsabilidade social de todo cidadão com os cenários locais e globais.

Dia 09/02 (domingo) às 15h.
Rua João Victor, 2455 - Granja Lisboa.

Joatan Freitas é Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor e Historiador, Consultor técnico do Coletivo Território Criativo (TC) e Coordenador do Movimento Dias de Luta.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Sou tudo que um dia eu sonhei pra mim


O Poema que você assistiu no vídeo acima é uma paródia de Doralyce e Silvia ao samba Mulheres cantando por Martinho da Vila. Apesar de parecer uma resposta ao samba cantado por Martinho, as autoras da paródia garantem que se trata apenas de como elas compreendem o sentimento feminino.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Envie seu questionamento.


Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós - Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professora em cursos de graduação das instituições: Universidade Regional do Cariri - URCA, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ, Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Educação (MPEDU)- Departamento de Educação da URCA, PROFHISTÒRIA - Departamento de História da URCA e PRODER/UFCA. Pesquisa nas áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação, Política Educacional e Formação de Professores; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância - adolescência e Violência. Atua em ações de Extensão nas áreas de: Educação e Saúde; Educação e movimentos sociais.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Paraipaba terá Seminário sobre Desenvolvimento Local


O Seminário debaterá sobre o desenvolvimento socioeconômico do município
Produtores locais se reuniram com o Coletivo Território Criativo para preparar o Seminário
Os diversos setores produtivos de Paraipaba estão preparando um Seminário para discutir o desenvolvimento do município. Na pauta, a situação do perímetro irrigado e da produção agrícola local, a produção artística e cultural, o comércio, o turismo e os grandes empreendimentos turísticos e imobiliários com suas dificuldades e oportunidades sociais, econômicas, culturais e ambientais.

A iniciativa pretende discutir a relação e sinergias entre as cadeias produtivas tradicionais do município e os novos investimentos da área turística, abordando as demandas e oportunidades que a situação apresenta.
  
A frente da organização do Seminário estão setores produtivos representados por organizações da sociedade civil tais como: Associação dos Produtores do Distrito Irrigado, Cooperativa dos Produtores de Coco de Paraipaba, Instituto Landuá das Artes, Sindicato dos Produtores Rurais, Coletivo Território Criativo e Rede Colaborativa de Economia Criativa do Estado do Ceará (e-Criativa).

Juventudes, grupos culturais, pescadores, professores, intelectuais, ambientalistas e empresários também participam da organização do Seminário com data pré-definida para 17 de Fevereiro de 2020. 
Prof. Joatan Freitas do Coletivo Território Criativo/TC visita o produtor rural Amaro, parceiro histórico
Maiores informações sobre o Seminário serão divulgadas em breve e também poderão ser obtidas junto às instituições envolvidas com a organização. 

O que é mudar o mundo?


sábado, 4 de janeiro de 2020

O que é o Natal?

Você sabe o que é o Natal?
Eu sei.
Natal é ser feliz
contigo
Que é feliz comigo.

O Natal pode ser
um polígono aberto de humanidades
que celebra a grande ceia da vida.

Natal é se perguntar
Qual número vem depois do infinito,
É saber que o poema é a loucura de Deus
Se fazendo ternura nos homens.

(Este poema foi composto por um recorte de perguntas feitas pelo poeta J. G. Marx)