quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Conferência de Manfredo Oliveira ocorrerá na UECE



A coordenação do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) convidou o filósofo e professor Manfredo de Oliveira para realizar a conferência “Democracia e Tolerância”, nessa quinta-feira, dia 29/08 às 10h, no Auditório Central do campus do Itaperi da UECE.

Essa iniciativa vem no sentido de garantir o espaço democrático de reflexão sobre o atual momento político brasileiro, uma vez que, essa mesma conferência havia sido cancelada anteriormente pelo Colégio de Estudos Avançados da Universidade Federal do Ceará – CEA/UFC.

TODOS À CONFERÊNCIA "DEMOCRACIA E TOLERÂNCIA", QUINTA, DIA 29/08, ÀS 10H, NO AUDITÓRIO CENTRAL DO CAMPUS DO ITAPERI DA UECE.

Fonte: Adaptação do Facebook de Epitácio Macário.

UFC cancela palestra do prof. Manfredo de Oliveira

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da diretoria do Colégio de Estudos Avançados (CEA), cancela a palestra com o professor Manfredo de Oliveira. Segundo a nota, "por motivos extraordinários e técnicos", sendo adiada para uma nova data a ser "comunicada o mais breve possível". Entretanto, a comunidade acadêmica não aceitou de bom grado essa decisão, pois alguns membros suspeitam de possível censura institucional.

Por outro lado, nos últimos anos, o momento político nas universidades tem sido de enfrentamento ideológico em clima de lutas de classes, mais precisamente entre ciência e ignorância, ou entre democracia e neofascismo. Nesse caso em particular, parece ser uma autocensura diante do processo antidemocrático que oficializou o advogado Cândido Albuquerque como novo reitor da UFC, o menos votado no processo eleitoral interno da universidade. 

Conhecendo a história de alguns membros do CEA, como o professor César Barreira, por demais conhecido por seu perfil democrático, parece-nos estranha essa decisão. Talvez, fosse necessário aguardar um pouco para entender melhor o posicionamento oficial do órgão.

Nossa solidariedade ao professor Manfredo de Oliveira e a toda comunidade científica brasileira, principalmente, aos colegas da UFC. A resistência democrática deve ser plural, racional e solidária!


domingo, 25 de agosto de 2019

Em defesa da reforma do Polo de Lazer do Conjunto Ceará

II Colóquio Hannah Arendt em Sobral


O Colóquio Hannah Arendt emerge como fruto de um trabalho de pesquisa que busca dar ressonância a comunidade acadêmica e ao público em geral. Este trabalho de pesquisa que agora ganha forma com esse evento é desenvolvido pelo Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética – GEPEDE/UVA/CNPQ e vinculado institucionalmente ao Laboratório de Estudos da Política – LEPOL/UVA/PRPPG. Este Laboratório visa através de pesquisa sistemática investigar problemas em torno do Político, considerando seu aspecto filosófico, na qual assenta sua abordagem teórica no pensamento de Hannah Arendt.

É com muito prazer que divulgamos mais um convidado para o II Colóquio Hannah Arendt de Sobral!

Prof. Doutorando Francisco Joatan Freitas Santos Júnior

Cursa Doutorado em Educação na Universidade Estadual do Ceará (UECE/2019). Mestre em Educação (UECE/2017). Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade Farias Brito (FFB/2014). Graduado em História - licenciatura (UECE/2002). Foi auxiliar/assessor técnico do Gabinete do Governador do Estado do Ceará (GABGOV 2012/2013). Foi Coordenador Escolar na E.E.F.M. José Tristão Filho em Guaiúba-CE (2013/2014). Membro do Grupo de Pesquisa EDUCAS e ex-bolsista CAPES/Projeto OBEDUC nº 20667. É Professor de História na Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC 2004/2018), lotado na CREDE-1. É Coordenador Local do Curso de Pedagogia PARFOR/UFC em Maracanaú (2019). Tem experiência em Educação, Direitos Humanos e Movimentos Sociais. Interessa-se pelo estudo das Teorias da História, Crises do Capital e Filosofia Política.

Faça sua inscrição! 

Prof. Dr. Ricardo George de Araújo Silva
Coordenador do Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética – GEPEDE/UVA/CNPQ Coordenador do Laboratório de Estudos da Política – LEPOL/UVA/PRPPG

Contatos:
Campus Betânia – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Av. da Universidade, 850 – Betânia – Sobral – Ceará – Brasil, CEP: 62040-370
Telefone: (88) 3611 6370 – Coordenadoria de Filosofia.
E-mail: gepede.sobral@gmail.com 

Conjunto Ceará: movimentos defendem reforma do Polo de Lazer e acusam Prefeitura e Governo de desrespeito à comunidade.



Plenária reúne representantes de dezenas de coletivos no Conjunto Ceará

Reunidos em plenária, vários coletivos discutiram a postura dos poderes públicos em relação ao Conjunto Ceará e classificaram como desrespeito extremo a atitude da Prefeitura de Fortaleza de transferir a feira de carros usados da Parangaba para uma área de preservação ambiental no bairro. Também criticaram o abandono da reforma do Polo de Lazer por parte do Governo e a tentativa deste de culpar a comunidade pelo atraso das obras.

Alguns empreendedores relembraram as promessas não cumpridas da Casa Civil do Estado sobre a realocação dos comerciantes do Polo para outro local enquanto a obra estivesse acontecendo, inclusive com containers para abrigar os comércios. E ainda, que após a reforma, Governo e Prefeitura garantiriam o retorno dos atuais ocupantes de espaços e comércios, entretanto, os poderes públicos têm se negado a cadastrar os empreendedores e fornecer um documento que oficialize o retorno deles para o lugar onde trabalham há mais de 30 anos.   

Em relação à feira de carros usados, moradores denunciam que o local é inapropriado e afeta o meio ambiente, pois foi alocada em cima de olhos d'agua na área verde principal do bairro. E que, donos de carros estão invadindo os terrenos públicos e se apropriando de grande parte das áreas verdes, diante da omissão dos órgãos de fiscalização.

Os empreendedores questionaram por que a Prefeitura (parceira do Governo do Estado na reforma) não pode realocar os trabalhadores do Polo de Lazer num outro local, provocando assim o atraso da obra, e de repente, fornece toda uma estrutura e realoca no Conjunto Ceará uma feira com centenas de veículos da Parangaba. 

Foi denunciado também o caso de um container privado instalado irregularmente no terreno do Centro Cultural Patativa do Assaré, sendo que os invasores alegam ter o apoio da Prefeitura de Fortaleza, e diante do silêncio e omissão desta, questionam se não há alguma ingerência de integrantes da atual gestão neste caso.  

Deliberações

*A plenária reiterou o apoio à reforma do polo de lazer e a exigência de que o Governo do Estado respeite o direito social dos empreendedores, garantindo o retorno deles para os espaços que ocupam há décadas; 

*Também registrou grande indignação em relação ao desrespeito da Prefeitura de cometer diversas arbitrariedades aos empreendedores na comunidade, além de não dialogar com os coletivos locais e tentar decidir o destino do bairro em acordos unilaterais com vereadores, políticos e cabos eleitorais, sem consultar democraticamente os moradores e agentes sociais atuantes no Conjunto Ceará;

*A plenária entendeu que o Governo do Estado deve voltar imediatamente à mesa de negociação com a comunidade apontando um interlocutor que seja capaz de dialogar com a sensibilidade necessária para compreender as questões sociais, culturais, históricas e comunitárias específicas do Conjunto Ceará;

*A plenária decidiu realizar uma audiência pública conjunta da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa para discutir a reforma do Polo de Lazer e os impactos da feira de carros usados na área institucional e de preservação ambiental, sob orientação da prefeitura sem consulta à comunidade;

*Foi instituída uma comissão formada por membros dos vários coletivos, comunitários e empreendedores para preparar a Audiência Pública conjunta da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, a ser realizada no bairro, no intuito de debater essas questões e a requalificação do Polo de Lazer do Conjunto Ceará.

Movimento S.O.S. Conjunto Ceará

Reforma do Polo de Lazer do Conjunto Ceará: algumas perguntas incômodas


Foto: Prof. Joatan Freitas liderou a luta dos empreendedores na construção do Polo de Lazer quando foram conquistados os atuais quiosques. Paulo Santiago (Sukita), era referência do movimento cultural na época e hoje representa o Makulelê.
Os empreendedores do Conjunto Ceará questionam: por que a Prefeitura (parceira do governo estadual) atrasa a reforma do Polo de Lazer ao não realocar provisoriamente os trabalhadores do Polo em outro local? Por que a Prefeitura, sem consulta à comunidade, e de forma repentina, fornece uma estrutura precária para realocar uma feira de centenas de carros usados da Parangaba para o mesmo Polo de Lazer? Por que a Prefeitura decide aumentar o problema social da reforma do Polo em vez de garantir a qualidade do espaço de lazer do bairro? Quais interesses políticos estão por trás destas ações? 

Movimento S.O.S. Conjunto Ceará