quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Comunidades Guarani-Kaiowá decidem por suicidio coletivo

Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil

Nós (50 homens, 50 mulheres e 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, viemos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de da ordem de despacho expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, do dia 29 de setembro de 2012. Recebemos a informação de que nossa comunidade logo será atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal, de Navirai-MS. 

Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver à margem do rio Hovy e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay. Entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio e extermínio histórico ao povo indígena, nativo e autóctone do Mato Grosso do Sul, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. 

Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça brasileira. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós.  Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados a 50 metros do rio Hovy onde já ocorreram quatro mortes, sendo duas por meio de suicídio e duas em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas. 

Moramos na margem do rio Hovy há mais de um ano e estamos sem nenhuma assistência, isolados, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Passamos tudo isso para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs, avós, bisavôs e bisavós, ali estão os cemitérios de todos nossos antepassados. 

Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser mortos e enterrados junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. 

Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação e extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para  jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal. Decretem a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e enterrem-nos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem mortos. 

Sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo em ritmo acelerado. Sabemos que seremos expulsos daqui da margem do rio pela Justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo e indígena histórico, decidimos meramente em sermos mortos coletivamente aqui. Não temos outra opção esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.     

Atenciosamente, Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay

 

4 comentários:

eduardo oliveira disse...

Este è o pais do carnaval,do futebol.
democratico e elitezado.grande brasil...
isso mesmo;com letra minuscula. Onde vamos chegar com tanta
intolerância,egoismo. podridão,imundicie .
Haa... brasil,meu brasil brasileiro.
povo sofrido,trabalhador .povo que chora sofre,luta e cobra.
e nada,nada,nada de novo pra nòs.
ÈEeee...
so nos resta uma coisa...
´´assistir a novela das oito´´.pelo menos diverte os inocentes.

Yerka Novikov disse...

Estas atitudes arrogantes, ditadoras, de pessoas tituladas de "doutores e governantes" que fazem questão de exportar mentiras de índices falsos de educação e desenvolvimento que me fazem ter nojo e vergonha de ser BRASILEIRA. Este país o qual não fora jamais descoberto e sim roubado desde o início de sua exploração, boa parte do território tinha dono, sim, donos da terra explorada eram nossos antepassados indígenas que, não querendo acobertar nem esquecer outra parte do sangue das nossas veias, os negros, foram extremamente massacrados e vergonhosamente dizimados. Vimos políticas de cotas, ações de reparação para negros e os denominados pardos e onde estão os verdadeiros donos da terra brasilis?? mortos embaixo de uma nação que possui memória curta? ou fazem questão apenas de se redimir por uma parte da sociedade que trouxeram de outros lugares? e àqueles que já se encontravam aqui são animais e não pessoas? eles não possuem costumes singulares,crenças, famílias? Vejo nosso grande e belo país emergir não para o seu desenvolvimento, mas com certeza para a morte gradual,artificial e insana como os EUA, depredando os valores étnicos nacionais,acabando nossa natureza e meio ambiente, aplaudindo e importando culturas de fora.Pelo menos os EUA tem um povo o qual faz questão se dizerem que são melhores e nós brasileiros? só na copa do mundo? Quando tivermos enterrado nossa história por completo e esquecermos de vez que vimos de um povo guerreiro, que tinham amor ao chão que pisava (descalços) e sabiam respeitar o solo e a natureza, aí sim chegaremos ao ranking de 1º mundo como os que estão sentados em poltronas confortáveis designando as direções de uma nação tanto almejam. E o pior que somos nós, povo brasileiro e esquecido que colocamos estas poucas pessoas nos lugares tão altos que ocupam

Alice Baruch disse...

Enquanto em Brasília o mensalão demora meses e meses para chegar a um desfecho lógico, no Mato Grosso - esses irmãos pelejam apenas pela vida e, seus direitos expressos na Constituição do Brasil..Deve estar lá ainda ... nem tenho mais certeza...ou quem sabe arrancaram algumas páginas...Que país é esse? Não pode ser um país sério!!!

Joatan Freitas disse...

A campanha tem de ser de denuncia e apoio a luta dos guerreiros de nossa origem e resistentes da atualidade! Luta e Poder ao Povo Guarani-Kaiowa!