segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CNN - "Great Dog Massacre of 1910" na Turquia

Istambul (CNN) - Faz mais de um século que os moradores de Istambul foram mantidos acordados à noite pelo uivo de dezenas de milhares de cães vadios.

Os cães foram presos e enviados para uma ilha deserta no Mar de Mármara, onde morreram de fome - tudo parte de um esforço liderado pelo governo para modernizar a cidade de Istambul.


Mas as histórias que cercam o chamado
"Great Dog Massacre of 1910" ainda estão frescas na mente dos ativistas de direitos da Turquia. Hoje, estes ativistas estão encenando protestos contra a proposta de criação de "parques de habitats naturais" para gatos e cães em áreas urbanas da Turquia.

Estes parques, dizem, seriam realmente campos de concentração para os animais vadios.


"É uma lei que pode estar matando centenas de milhares de cães e gatos e pequenos animais", disse Michael Halfie, uma personalidade de televisão que se juntou a milhares de manifestantes, muitos dos quais marcharam com seus cães de estimação, através do centro de Istambul no mês passado. "Estamos sendo agora a voz destes sem voz, animais maravilhosos."


Os defensores do projeto insistem que a lei proposta é para proteger estes animais, que são deixados à própria sorte nas ruas da cidade.

Nenhum comentário: