sexta-feira, 3 de agosto de 2012

LANÇAMENTO DA CARAVANA DA ANISTIA NO CEARÁ

Oficialmente lançada a 60ª Caravana da Comissão Nacional de Anistia

Foi lançada oficialmente na manhã de hoje, 03/08, no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, a 60ª Caravana da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça. Até amanhã, 04/08, a Caravana julgará requerimentos de reparação econômica, moral e política de pessoas perseguidas durante o período da ditadura militar, extensiva a familiares.

O ato de lançamento foi presidido pela Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputada Eliane Novaes. Compuseram a membra de honra, o Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Dr. Paulo Abrão, o Senador Inácio Arruda, o Deputado Federal Chico Lopes, a Procuradora  Nilce Cunha, representando a Procuradoria da República no Ceará, o Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado, Dr. Marcelo Uchôa, além do jornalista Messias Pontes, Presidente da Associação 64/68-Anistia, a Sra. Lúcia Alencar, Presidenta do Instituto Frei Tito e o Sr. Marcus Vinícios, representando o Coletivo dos Aparecidos Políticos.
Antes da abertura em si,  foram apresentados documentários sobre o período miltar, havendo, também, a execução da peça "Reflexos", pelo grupo de teatro da Frente de Assistência a Criança Carente.
Durante sua fala, o titular da COPDH, Marcelo Uchôa, ressaltou a dívida ainda existente do Estado com relação ao encaminhamento de série de demandas de interesse da sociedade ralacionadas ao tema, p.ex: o fortalecimento dos mecanismos de reparação política com agilização de seus procedimentos, a abertura de dados e informações, o desenvolvimento de uma política cultural e educacional adequada ao resgate da memória e à formação crítica da juventude e o estabelecimento de uma Comissão local da Memória, Verdade e Justiça.
Encerrada a sessão solene, passou-se, imediatamente, ao julgamento do primeiro caso apresentado. 
A manhã de hoje também reservou ao público participante da Caravana a inauguração, na entrada do Plenário da Assembleia, da  exposição de murais fotográficos "Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteço", do projeto Memórias Reveladas do Ministério da Justiça, que foi apresentada pelo deputado Lula Morais, em nome do Presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio, com leitura em homenagem aos ex prisioneiros políticos falecidos, realizada pelo ex perseguido Fabiane Cunha.

À tarde os trabalhos seguirão nas Salas das Comissões Técnicas da Assmbleia Legislativa. A programação em torno da 60ª Caravana da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça prossegue durante todo mês de agosto, numa sucessão de eventos que pode ser conferida abaixo.
Fotos: 1) Mesa solene de abertura; 2) Lançamento da exposição fotgráfica, tendo à frente, da esquerda para direita, Marcelo Uchôa, Paulo Abrão, Lula Morais e o ex perseguido Fabiane Cunha.

Nenhum comentário: