segunda-feira, 20 de agosto de 2012

KASPAROV NO XADREZ RUSSO

Enxadrista Kasparov é acusado de morder policial na Rússia

Oposicionista negou a acusação. Ele foi detido ao protestar em apoio às integrantes da banda Pussy Riot.

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov foi preso durante julgamento da banda Pussy Riot (Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters)
A polícia da Rússia interrogou nesta segunda-feira (20) o opositor Garry Kasparov, acusado de ter mordido um membro das forças de segurança durante uma manifestação de apoio às jovens integrantes do grupo musical Pussy Riot, algo que o ex-campeão mundial de xadrez nega.

"O Comitê de Investigação russo deve decidir se abre uma investigação criminal contra mim", declarou o enxadrista em um comunicado em seu site.

Kasparov foi detido na sexta-feira em Moscou, junto com outros defensores das Pussy Riot, como o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, em uma manifestação de apoio às três integrantes do grupo condenadas a dois anos de prisão por terem cantado uma "oração punk" de protesto contra o atual presidente russo Vladimir Putin em uma catedral de Moscou em fevereiro.

"Em muitos vídeos que circulam na internet pode-se ver que os policiais me prendem no momento em que falava com jornalistas, e depois me batem", declarou Kasparov.

Nenhum comentário: