terça-feira, 7 de agosto de 2012

Curiosity em Marte


Nasa divulga primeiro vídeo colorido de Marte após pouso do Curiosity

Quase 300 quadros em baixa resolução revelam minutos finais de descida. Câmeras no braço e no chassi do robô vão trazer informações detalhadas.


A agência espacial americana (Nasa) divulgou o primeiro vídeo com imagens coloridas do pouso do robô Curiosity em Marte, que ocorreu na segunda-feira (6) após uma viagem de oito meses e meio e 352 milhões de quilômetros.

São 297 quadros em stop-motion, em baixa resolução (192 por 144 pixels), que revelam os dois minutos e meio finais de descida do veículo ao planeta vermelho, quando o escudo térmico que protegia o jipe foi liberado, e também três segundos depois disso.
Na imagem abaixo, o Mardi mostra o escudo térmico de 4,5 metros de diâmetro quando estava a 16 metros da nave (Foto: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems) 
Câmera Mardi, localizada no Curiosity, mostra o momento após o escudo térmico de 4,5 m de diâmetro ter se desprendido do robô, a uma distância de 16 metros (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems).

     Jennifer (Foto: Fred Prouser/Reuters) 
Líder da missão da Nasa em Marte, Jennifer Trosper falou em coletiva de imprensa usando um modelo do robô Curiosity,  que chegou ao planeta vermelho no início da segunda-feira (6) (Foto: Fred Prouser/Reuters).

Nenhum comentário: