quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CORTEJO NA CARAVANA DA ANISTIA

No último sábado (04/08), encerrou-se a 60ª Caravana da Anistia realizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e as entidades da sociedade civil. A Caravana reuniu num cortejo, diversas entidades que trabalham em favor dos direitos humanos, além de grupos de teatro e outras manifestações artísticas, percorrendo as ruas do centro com bandas, fanfarras, fogos de artifício, faixas e cartazes.

As apresentações começaram na Praça do Ferreira com o grupo de Teatro Expressões Humanas. Logo após, o cortejo passou pelo Museu do Ceará, onde aconteceu a reabertura do Memorial Frei Tito e a apresentação do Grupo Formosura, retratando um pouco da memória e vida do religioso cearense. Em seguida, no Arquivo Público, esquina das ruas Senador Alencar e Senador Pompeu, um grupo de artistas e alguns militantes do Coletivo Aparecidos Políticos fez uma intervenção para reivindicar a abertura dos arquivos da ditadura. O encerramento do cortejo se deu no Teatro José de Alencar.

Participaram do Cortejo várias autoridades, destacando-se a deputada estadual Eliane Novais e o Presidente da Comissão Nacional de Anistia, Paulo Abrão, além de ex-presos políticos e representantes da Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Secretaria de Cultura (Seculfor) e do Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça. O ato político também marcou a abertura do 8º Festival de Teatro de Fortaleza, realizado pela Prefeitura, por meio da Seculfor.

Várias instituições e entidades da sociedade civil estão envolvidas na realização da Caravana, tais como: a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH/CE), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, as Secretaria Estaduais da Justiça, da Cultura e do Trabalho, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, a Câmara Municipal de Fortaleza, a UNIFOR, a Associação 64/68 - Anistia, o Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, o Instituto Frei Tito, os Aparecidos Políticos, dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará foi representada no Cortejo por Roger Cid, Neyla Meneses e Joatan Freitas.
Foto1: Joatan, Valderez, Rosane, Alessandra e Roger.
Foto2: Museu do Ceará/Memorial Frei Tito.

Nenhum comentário: