terça-feira, 17 de julho de 2012

9ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Nesta última semana, entre os dias 11 e 14 de julho/2012 aconteceu em Brasília a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo da conferência foi dar continuidade à mobilização entre os atores que constituem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, além de debater a implementação das políticas previstas no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A abertura teve o cerimonial dirigido pelo ator Marcos Frota e logo depois uma apresentação circense. Autoridades presentes: Ministros(as) Maria do Rosário, Celso Amorim, Brizola Neto, Procurador Geral da República Roberto Gurgel, além dos ministérios da Integração Nacional, Justiça, Saúde, Educação, Defesa, Cidades, Desenvolvimento Social e Combate a fome e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, entre outros. Logo depois, ocorreu a discussão e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

A Presidenta Dilma Roussef prestigiou a 9ª Conferência Nacional e discursou sobre as prioridades do Governo, destacando os programas e a pauta de crianças e adolescentes. A presidenta lançou a Rede Brasil Protege, programa focado nos eixos de convivência familiar e comunitária, enfrentamento à violência e ações socioeducativas para adolescentes que entram em conflito com a lei.


A Palestra Magna da 9ª Conferência começou com uma apresentação cultural, seguiu no formato de um Talk Show e terminou com centenas de crianças e adolescentes em cima do palco, de braços dados e cantando juntos “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.

O Talk Show foi concebido e conduzido por adolescentes que intermediaram perguntas à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; à presidenta do Conanda, Miriam Maria José dos Santos; e ao Procurador de Justiça Wanderlino Nogueira Neto.

No dia 13, ocorreu a comemoração do aniversário de 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) feita por adolescentes dos 26 Estados e do Distrito Federal. Cada Estado trouxe o seu presente para a Lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

O evento possibilitou o contato entre os parceiros institucionais, destacadamente, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH-PR e de representantes de vários órgãos públicos de defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes com organizações da sociedade civil de todo o país.

Conversas com membros da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos – SDH-PR sobre o andamento dos projetos como o Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro – PAIR; o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM); o Centro de Referência dos Direitos Humanos a ser implantado no Ceará, além de articulação nas áreas de Convivência Familiar e Comunitária.

A delegação do Ceará fortaleceu as relações institucionais com os delegados de todo o Estado, em particular, membros do CEDCA, Ministério Público, Defensoria Pública, STDS, SEDUC, Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente do interior e as várias organizações da sociedade civil.



Entre as moções aprovadas na Conferência, está a defesa da efetiva implantação integral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamentado pela Lei 12.594/2012 que prevê normas para padronizar os procedimentos jurídicos envolvendo menores de idade, desde a apuração do ato infracional até a aplicação das medidas socioeducativas. A implantação do Sinase também consta do documento final.

Outra moção aprovada, defende o fim dos castigos corporais – proposta pela rede Não Bata Eduque, pede aos parlamentares a aprovação do PL 7672/10, que prevê a erradicação do castigo físico e tratamentos humilhantes contra a criança e adolescente.

A cantora Ivete Sangalo foi homenageada no sábado (14), durante o fechamento da 9º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a solenidade, a cantora reforçou a campanha de divulgação do Disque Direitos Humanos – Disque 100.

O Assessor de Política para Crianças e Adolescentes da Coordenadoria Especial de Políticas Publicas dos Direitos Humanos – COPDH/CE, Joatan Freitas, participou do evento representando a Coordenadoria na qualidade de delegado eleito na Conferência Estadual.

Fonte de referência: 

Nenhum comentário: