quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eleições Municipais: Previsão ou Ciência?




Com o título “A conta do mentiroso”, eis artigo do ex-deputado federal Sérgio Novais (PSB) abordando o cenário eleitoral brasileiro de um pluripartidarismo, segundo sua avaliação, dos mais questionáveis, e ue deverá se repetir em Fortaleza no plano da Câmara Municipal. Confira:

Estão disputando as eleições municipais no Brasil em 2012, 30 partidos. Os últimos a cumprirem as normas de criação foram o Partido da Pátria Livre (PPL), formado por militantes do MR8-Movimento Revolucionário 8 de outubro, e o Partido Ecológico Nacional (PEN). Pelo menos outros sete estão em gestação – como o Partido Cristão (PC), o Partido Socialista Estudantil (PSE), o Partido Federalista (PF), dentre outros.

Em Fortaleza, este pluripartidarismo exagerado já se faz sentir na composição das atuais 41 vagas de vereadores. Temos 21 siglas representadas. Com o aumento do número de vereadores para 43 e do número de partidos disputantes, teremos uma Câmara assemelhada com a composição atual. Um partido grande como o PT deverá conquistar entre cinco e seis vagas. A grande maioria dos partidos fará um ou dois vereadores, como o PCdoB e PSOL, perfazendo uma composição extremamente pulverizada. Portanto, do ponto de vista quantitativo, teremos um quadro próximo ao atual, contrariando as avaliações de alguns dirigentes do PSB que, tentando animar candidatos a vereador da legenda, têm afirmado que o partido fará de 8 a 10 vereadores. Calculando racionalmente, o PSB fará de 3 a 4; na coligação com PRB e PSL, que fará 1 cada, totalizando 5 ou 6 vagas.

Vamos conferir no dia 7 de outubro. Do ponto de vista político/qualitativo, teremos um quadro também assemelhado. Partidos do “eu sozinho”, sem ideologia, sem programa, levando à criação de maiorias frágeis, ao custo de métodos nada republicanos.

Cabe aos nossos pensadores, como Paulo Bonavides, ajudarem nosso sistema político a se encontrar e avançar tanto na democracia representativa como na democracia participativa.

* Sergio Novais
Sindicalista e membro da Executiva Nacional do PSB.

Nenhum comentário: