segunda-feira, 21 de maio de 2012

O abuso e a exploração sexual de crianças e jovens é crime!

Como coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e jovens? | Opinião | O POVO Online
No último dia 18, foi lembrado o Dia Nacional de Mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como combater esses crimes?  

MARCELO UCHÔA
Coordenador Especial de Direitos Humanos no Ceará e professor da Universidade de Fortaleza

Primeiro é importante entender que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal. Estabelecimentos terão sua licença de funcionamento cassada e seu proprietário ou responsável punidos também. Para que a lei tenha força é preciso que o Sistema de Justiça e o sistema de retaguarda funcionem. Esta retaguarda se constitui em espaços de acolhimento e atendimento psico-sociais. Através do programa Rede Aquarela, da Prefeitura, Fortaleza tornou-se a primeira cidade do país a ter um espaço de acolhimento para atendimento e encaminhamento das adolescentes vítimas de tráfico e exploração sexual. Mas nada disso funciona sem que a população denuncie através do Disque Direitos Humanos - 100 ou dos Conselhos Tutelares. As denúncias são sigilosas.


Fonte:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/05/19/noticiasjornalopiniao,2842364/como-coibir-o-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-jovens.shtml

 

Nenhum comentário: