segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comissão da Verdade – Legista da ditadura promete revelações

Matéria do O Globo deste domingo informa que o ex-diretor do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo nos anos 70, o legista Harry Shibata diz ter revelações a fazer para a Comissão da Verdade, que apura os crimes da ditadura.


Aos 85 anos, vivendo recluso em uma casa de dois pavimentos e piscina no Alto de Pinheiros, Shibata nega a maior acusação que pesa contra ele, a de falsificar laudos e atestados de óbitos para esconder torturas e mortes no regime militar.

Vladimir Herzog (acervo do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo)
O legista assinou a autópsia do jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, que morreu sob tortura, mas teve sua morte divulgada como suicídio. É acusado de ter falsificado outros inúmeros laudos. Assinou o laudo de Sonia Maria de Moraes Angel Jones, que, depois de torturada, teve seus seios arrancados e foi estuprada com um cassetete. A versão do legista foi de morte em tiroteio.
Shibata é processado pelo Ministério Público Federal por ocultação de cadáveres por causa do encontro de ossadas de presos políticos no cemitério clandestino de Perus, em São Paulo. Em entrevista exclusiva ao GLOBO, ele confirma que assinou o laudo de Herzog, mas nega ter visto o corpo.
Fachada da Catedral da Sé no dia da realização do ato ecumênico pela morte de Vladimir Herzog; 31 de outubro de 1975 (acervo do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo).

Fontes:



Nenhum comentário: